Giorgio Agamben e a filosofia contemporânea
Voltar para o início
Programa
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
Ao apresentar e problematizar as questões que a obra de Giorgio Agamben suscita, é inevitável o diálogo com suas fontes e alguns de seus interlocutores na filosofia contemporânea.
Neste encontro, pretende-se expor algumas relações ainda são pouco evidenciadas, tais como suas leituras de Pier Paolo Pasolini, seus diálogos com Jean-Luc Nancy, suas críticas e elogios a Jacques Derrida, suas proximidades e distanciamentos de Gilles Deleuze.
Trata-se de pensar a leitura filosófica como plano privilegiado de construção de conceitos, o limiar crítico - talvez característico de um modo contemporâneo de fazer filosofia, do qual Agamben é expoente - entre o leitor-filósofo e o filósofo-leitor.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração: Thierry Ehrmann)
Palestrantes

Jonnefer Francisco Barbosa
Professor do Departamento de Filosofia e do mestrado em Literatura e Crítica Literária da PUCSP.

Vinícius Nicastro Honesko
Professor adjunto no Departamento de História da UFPR.
Data
11/07/2016 a 11/07/2016
Dias e Horários
Segunda, 19h às 21h30