Curso Presencial
GIRA 78 - História e histórias da música gravada no Brasil de 1902 a 1964
Voltar para o início

Programa
Conduzido por Gilberto Inácio Gonçalves e Biancamaria Binazzi, o curso em oito encontros conta com exposição de antigos fonógrafos e gramofones, discografia nordestina em 78 e Música caipira paulista.
Em uma oportunidade única de ver e ouvir discos raros, repertório variado de gêneros musicais gravados nesse período, acompanhado por comentários sobre o histórico e os contextos socioculturais.
Em oito encontros, o curso apresenta um panorama da história da fonografia brasileira a partir da audição comentada de discos de 78 rpm produzidos entre 1902 e 1964. Conduzido pelo colecionador e pesquisador Gilberto Inácio Gonçalves e pela radialista Biancamaria Binazzi, o curso contará também com apresentações do colecionador de antiguidades Andréas Triantafyllou e dos pesquisadores Rodrigo Caçapa e Juliana Perez Gonzalez.
Em uma oportunidade única de ver e ouvir discos raros da coleção particular de Gilberto em ação na vitrola, o curso apresenta um repertório variado de gêneros musicais gravados neste período, acompanhado por comentários sobre histórico das músicas, gravadoras, arranjadores, intérpretes e orquestras e seus contextos históricos, sociais e culturais.
Fabricados no Brasil a partir de uma mistura de goma-laca e cera de carnaúba de 1902 a 1964.
Programa:
23/8
Máquinas Falantes e as primeiras gravações mecânicas 1902 a 1927.
Com Gilberto Gonçalves e Andreas Triantafyllou.
Mediação: Biancamaria Binazzi.
*haverá com demonstração ao vivo de fonógrafos e gramofones
30/8
Eletrizando: transições da fase mecânica para o início da gravação elétrica entre 1927 e 1930.
Com Biancamaria Binazzi e Gilberto Gonçalves.
6/9
Desde que o samba é samba: as transformações do samba na indústria fonográfica.
Com Biancamaria Binazzi e Gilberto Gonçalves.
13/9
Coco, emboladas e sambas nortistas: 1910-1932.
Com Rodrigo Caçapa e Gilberto Gonçalves.
Mediação: Biancamaria Binazzi.
20/9
Marchinhas (de carnaval, de meio de ano e final de ano).
Com Gilberto Inácio Gonçalves e Biancamaria Binazzi.
27/9
Música caipira paulista em 78 rpm.
Com Juliana Perez Gonzalez e Gilberto Gonçalves.
Mediação: Biancamaria Binazzi.
4/10
As Gramofônicas.
Com Biancamaria Binazzi e Gilberto Gonçalves.
11/10
Rumo ao vinil: Bossa-Nova e modernidade.
Com Biancamaria Binazzi e Gilberto Gonçalves.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Biancamaria Binazzi
Radialista, produtora cultural com mestrado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). É idealizadora do projeto Goma-Laca, destinado à pesquisa e difusão da música em 78 rpm. Como radialista, produziu programas e séries sobre discografia brasileira em 78 rpm para a Rádio Cultura Brasil, Rádio Batuta - IMS e Web-Rádio do Centro Cultural São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gilberto Inácio Gonçalves
Pesquisador de música brasileira. Em seu apartamento na Mooca, possui um acervo próprio de cerca de quinze mil discos em 78 rpm e cinco mil em 33 rpm, que tem sido fonte de consulta e pesquisa para músicos e pesquisadores de todo o país. Ministrou cursos como "Pixinguinha e Radamés em 78 rpm" (com Paulo Serau), " A indústria fonográfica paulista em discos 78" (com Bruno Baronetti) e, "Gira-Disco: Pequena história do 78 rpm" (com Biancamaria Binazzi) entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Andréas Triantafyllou
Mercador de antiguidades, há mais de dez anos coleciona máquinas falantes, discos mecânicos e cilindros de cera para fonógrafos. É proprietário da loja de antiguidades Pocilga! Objetos Inusitados e Restaurações, no bairro do Bixiga.
(Foto: Acervo Pessoal)

Juliana Perez Gonzalez
Doutora e mestre em História Social pela Universidade de São Paulo. Graduada em História na Universidad Nacional de Colômbia.N).
(Foto: Acervo Pessoal)

Rodrigo Caçapa
Compositor, arranjador, produtor musical e violeiro pernambucano radicado em São Paulo, seu primeiro disco solo, "Elefantes na Rua Nova", 2011, teve patrocínio da Petrobras e repertório composto a partir de Bolsa de Incentivo à Criação Artística (Funarte em 2008). Desenvolve o projeto "O Coco-Rojão e as Violas Eletrodinâmicas: Pesquisa e Criação", Rumos Itaú Cultural.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
23/08/2022 a 11/10/2022
Dias e Horários
Terças, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/7, até o dia 23/8.
Enquanto houver vagas.