Curso Presencial
Gordofobia em Narrativa
Voltar para o início
Programa
A intersetorialidade, se coloca como potente estratégia para o enfrentamento das atuais modalidades de institucionalização de crianças e adolescentes. A partir do debate sobre promoção da saúde mental, se evidencia as ações cotidianas entre serviços e redes que territorialmente favorecem a proteção e a corresponsabilização do Sistema de Garantia de Direitos pela defesa da participação sociocultural de todas crianças e adolescentes.
Inicialmente aborda-se as noções de institucionalização e patologização das vidas. Como possibilidade para que as pessoas, coletivamente, possam reconhecer as modalidades atuais da produção de enclausuramento (físico e subjetivo) aos quais as crianças e adolescentes estão expostos.
Na sequência, a partir de uma perspectiva complexa sobre os territórios e da construção das redes geopoliticamente referenciadas, discute-se as possibilidades para o trabalho intersetorial, principais estratégias e saberes envolvidos.
O encontro tem como pretensão contribuir para a reflexão acerca do papel do Estado na reprodução de exclusões. Assim como, contribuir com o adensamento de práticas críticas, reflexivas e despatologizantes nos campos da saúde, da educação, da justiça, da assistência social e dos direitos humanos.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 24/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Agnes Arruda
Jornalista, professora, mestra e doutora em Comunicação. Pesquisa sobre gordofobia há 10 anos e já publicou dois livros sobre o tema, além de 40 textos sobre gordofobia quando foi colunista da revista feminista AzMina. Seus dois livros esgotaram em suas primeiras edições. Faz divulgação científica do seu trabalho de pesquisa na internet.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
ARRUDA, Agnes de Sousa. O peso e a mídia: as faces da gordofobia. São Paulo: Alameda, 2021.
ARRUDA, Agnes de Sousa. Pequeno dicionário antigordofóbico: gorda não é palavrão. Votorantim: Provocare, 2022.
Data
23/11/2024 a 23/11/2024
Dias e Horários
Sábado, 14h às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 24/10, até o dia 23/11.
Enquanto houver vagas.