Curso Presencial
Gordofobia em narrativa: histórias de vida, comunicação e ativismo
Voltar para o início
Cancelado
Programa
A gordofobia parte do pressuposto de que nenhum corpo gordo pode existir, e ela age de várias formas, seja com dietas, cirurgias ou discursos. Por muito tempo as histórias das pessoas gordas foram contadas por quem pratica o preconceito, representando as pessoas gordas como as vilãs que precisavam ser combatidas a todo custo.
Contar as nossas histórias é uma forma de nos afirmar no tempo e no espaço em que vivemos, enxergando-nos como seres dignos de respeito em todo campo social.
A potência da auto narrativa feita por pessoas de grupos marginalizados reside em se reconhecer em uma realidade diferente daquela que foi contada sobre nós. Em nossas histórias, exploramos nuances daquilo que ninguém mais viu, só a gente.
No caso das pessoas gordas, fica evidente o quanto o preconceito as privou de sua dignidade e plenitude em diversos momentos de suas vidas. O conhecimento de que não é a gordura e sim a gordofobia que, quando aparece, priva as pessoas de uma vida plena, é poderoso.
Como a gordofobia é um preconceito institucionalizado em nossa sociedade, as auto narrativas são uma forma de as pessoas se reconhecerem em suas histórias e, com empatia, promoverem a identificação de outras pessoas com a narrativa, gerando um efeito cascata de despertar para o preconceito e, com isso, poder combatê-lo.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes
Agnes Arruda
Jornalista, professora, mestra e doutora em Comunicação. Pesquisa sobre gordofobia há 10 anos e já publicou dois livros sobre o tema, além de 40 textos sobre gordofobia quando foi colunista da revista feminista AzMina. Seus dois livros esgotaram em suas primeiras edições. Faz divulgação científica do seu trabalho de pesquisa na internet.
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
ARRUDA, Agnes de Sousa. O peso e a mídia: as faces da gordofobia. São Paulo: Alameda, 2021.
ARRUDA, Agnes de Sousa. Pequeno dicionário antigordofóbico: gorda não é palavrão. Votorantim: Provocare, 2022.
Data
12/09/2024 a 19/09/2024
Dias e Horários
Quintas, 15h às 17h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 12/9.
Enquanto houver vagas.