Atividades

Livro examina as relações entre artista e Estado no Brasil

Graciliano Ramos e a Cultura Política

Voltar para o início Graciliano Ramos e a Cultura Política

Programa

O livro "Graciliano Ramos e a Cultura Política: Mediação Editorial e Construção do Sentido" investiga a série de quadros nordestinos publicada pelo autor de "Vidas Secas" no periódico getulista "Cultura Política", entre março de 1941 e maio de 1943.

Esse conjunto de textos, conhecido como "Quadros e Costumes do Nordeste", destaca-se tanto por seu mérito literário quanto por seu caráter polêmico e controverso. Graciliano, autor historicamente associado à esquerda, escreveu-os para o principal veículo de doutrinação ideológica do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), do Estado Novo - regime autoritário que o encarcerou, sem acusação prévia, de março de 1936 a janeiro de 1937.

Partindo dos textos propriamente ditos, do enquadramento conferido a eles pela revista getulista e do debate cultural dos anos de 1930 e 1940, o livro examina o papel do suporte editorial na produção do sentido, bem como a relação estabelecida entre artista e Estado, com ênfase nas estratégias empregadas pelo primeiro para equilibrar-se sobre uma espécie de fio de navalha.

Se, de um lado, a necessidade de colaboração impunha-se, de outro percebe-se, no gênero e no modo de elocução adotados em seus "Quadros e Costumes do Nordeste", o receio do romancista alagoano em comprometer-se com a ideologia do governo ditatorial.

Tanto que nas páginas da revista oficial, assim como no restante de sua obra, Graciliano não prescinde da artesania da palavra e da problematização das mazelas da realidade brasileira, pontos basilares que o colocam como um dos principais artistas de nossa literatura.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Capa do livro "Graciliano Ramos e a Cultura Política")

Data

13/11/2017 a 13/11/2017

Dias e Horários

Segunda, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis