Atividades

Livro aborda a memória da violência policial contra pessoas negras

Curso Presencial
Gramática negra contra a violência de estado

Voltar para o início Gramática negra contra a violência de estado

Programa

No Brasil, as pessoas negras têm 3,8 vezes mais chances de morrer em uma intervenção policial do que pessoas brancas, de acordo com a última edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O fenômeno no entanto, já tem longa data: há décadas, organizações e ativistas do movimento negro denunciam que a violência de estado no Brasil possui um indicador racial determinante. É o que apresenta o livro "Gramática negra contra a violência de Estado", trabalho pioneiro do sociólogo e coordenador de pesquisa do AFRO-Cebrap, Paulo César Ramos.

Resultado da sua tese de doutorado, o livro propõe uma linha do tempo sobre as mudanças das palavras utilizadas para denunciar a violência de Estado nos últimos 50 anos, demonstrando quais ações contra a população negra ganham destaque conforme transcorrem os capítulos da história da política brasileira.

Neste lançamento, o autor conversa com o público sobre as pesquisas que resultaram no livro e assina exemplares que estarão à venda durante o evento.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Paulo César Ramos

Paulo César Ramos

Doutor em sociologia pela USP, mestre e bacharel em sociologia pela UFSCar, com pós-doutorado na Universidade da Pensilvânia (EUA). Também é coordenador de pesquisa do Núcleo Afro do Cebrap e coordenador do Projeto Reconexão Periferias da Fundação Perseu Abramo. Tem se dedicado ao estudo das relações raciais, violência, memória, movimentos sociais, juventude e políticas públicas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

13/02/2025 a 13/02/2025

Dias e Horários

Quinta, das 19h às 20h30

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/1, até o dia 13/2.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora