Guerra Fria e Cinema
Voltar para o início
Programa
O cinema, logo cedo, foi percebido não apenas como entretenimento, mas também como um importante veículo de difusão de ideias e valores, tendo sido utilizado como arma de propaganda em diversos momentos. O objetivo deste ciclo é discutir como o grande conflito entre EUA e União Soviética, e o modelo de sociedades que representavam, foi levado para as telas.
22/7- O Macarthismo e a construção ideológica da Guerra Fria
A palestra fará um mapeamento das principais questões políticas, sociais e culturais relacionadas ao processo que levou os Estados Unidos ao cenário de repressão dos primeiros anos da Guerra Fria, conhecido como Macarthismo. Buscará observar aspectos do período que vão além da figura do senador McCarthy. Apontará ainda traços centrais da participação da indústria cinematográfica como vítima e cúmplice desse contexto.
23/7- A atualidade das relações entre o cinema e a Guerra Fria
Nessa palestra serão exploradas algumas das relações entre a História e o cinema, especialmente no tocante à Guerra Fria. A literatura que trata dessas relações será abordada com exemplos de como especialistas têm visto o modo como os filmes representam a Guerra Fria, ou foram representados no período delimitado por este fenômeno histórico.
Com Alexandre Busko Valim.
29/7- Os Estados Unidos e a Inglaterra vistos pelo cinema soviético do stalinismo tardio
Até a Segunda Guerra a personificação do capitalismo e imperialismo nos filmes e animações soviéticas cabia à Inglaterra. Os americanos apareceram em filmes salientando a desigualdade social e o racismo. Com o mundo bipolar emergido com a Guerra Fria e o crescente colapso do Império Britânico, os americanos tomam o papel dos ingleses, cabendo aos soviéticos e aliados bloqueá-los em suas ações.
Com Moisés Wagner Franciscon.
30/7- A Guerra Fria nos filmes de ficção científica
Com Igor Carastan Noboa.
Ao assumir em 1981, Ronald Reagan empregou um discurso mais agressivo, reacendendo a rivalidade capitalismo x comunismo numa lógica de bem contra o mal depois de anos de distensão. Busca-se, então, analisar filmes produzidos na década de 1980 dentro desse contexto discursivo para entender sua influência na representação do inimigo comunista/soviético frente ao herói estadunidense.
Com Mariana Guimarães Alves da Silveira.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Foto: Alexandre Valim)
Palestrantes

Nanci Espinosa
Doutoranda pelo programa de pós-graduação em História Social da USP. Possui experiência em pesquisa histórica com ênfase em: Estados Unidos, Guerra Fria, Macarthismo, cinema, gênero e educação.
(Crédito: Acervo Pessoal)

Alexandre Busko Valim
Docente do departamento de História da UFSC, onde leciona e orienta no curso de graduação de Cinema e História, no programa de mestrado profissional em Ensino de História e no programa de pós-graduação de História.
(Foto: Acervo Pessoal)

Moisés Wagner Franciscon
Formado em História pela UEM (2003), mestre em História e Sociedades pela UEM (2013), doutor em Cultura e Poder pela UFPR (2019).
(Crédito: Acervo Pessoal)

Igor Carastan Noboa
Doutorando em História Social pela USP, mestre em História Social pela mesma instituição. É professor de História no ensino fundamental e superior.
(Crédito: Acervo Pessoal)

Mariana Guimarães Alves da Silveira
Graduada em Relações Internacionais e mestra em Estudos Estratégicos pela UFF. Atualmente é professora colaboradora dessa instituição no curso de Relações Internacionais.
(Crédito: Acervo Pessoal)
Data
22/07/2019 a 30/07/2019
Dias e Horários
Segunda e terça, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de junho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.