Curso Presencial
Guerreiro Ramos e Abdias do Nascimento
Voltar para o início

Programa
Coletânea inédita de textos de Guerreiro Ramos, organizada por Muryatan Barbosa, NEGRO SOU: A questão étnico-racial e o Brasil é uma seleção de textos sobre a temática étnico-racial escritos pelo autor entre 1949 e 1973, muitos inéditos em livro, que contemplam sua complexa relação com a tese da democracia racial no país, a participação ativa no Teatro Experimental do Negro e seus estudos precursores sobre branquitude e decolonialidade.
SUBMUNDO: cadernos de um penitenciário é um manuscrito inédito de Abdias Nascimento, produzido no início dos anos quarenta, durante seu período como detento no Carandiru. Documento histórico de valor inestimável, analisa a mentalidade de uma época e é registro indispensável para entender a trajetória política e intelectual de um dos maiores pensadores brasileiros do século XX.
ALBERTO GUERREIRO RAMOS (1915-82) foi um dos fundadores da sociologia brasileira contemporânea. Professor, ensaísta, servidor público, poeta, teórico da administração e político, deu contribuição inestimável à discussão sobre o Brasil e sua identidade. É autor de diversos livros fundamentais para o entendimento do país no campo da sociologia e da administração pública, como A redução sociológica e A nova ciência das organizações.
ABDIAS NASCIMENTO (1914-2011) foi ator, dramaturgo, poeta, ensaísta e artista plástico. Nascido em Franca (SP), se radicou no Rio de Janeiro, onde, na década de 40, criou o TEN - Teatro Experimental do Negro. Entre 1968 e 1981, no exílio, trabalhou como professor visitante em universidades nos Estados Unidos e na Nigéria. De volta ao Brasil, elegeu-se deputado federal e senador, pelo PTB. Pensador prolífico, escreveu obras fundamentais para entender a formação do Brasil, dentre elas O genocídio do negro brasileiro (1978) e O quilombismo (1980).
Com Muryatan Barbosa e Tulio Custódio.
Mediação: Jéssica Moreira.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Muryatan S. Barbosa
(Foto: Acervo Pessoal)

Tulio Custódio
Doutor em sociologia e curador de conhecimento na Inesplorato. Membro do comitê consultivo do Pacto Global (ONU) nos movimentos Salário Digno e Raça é Prioridade. Pesquisa sobre trabalho, neoliberalismo, questões raciais e intelectuais negros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jéssica Moreira
Jornalista e escritora. É autora de VÃO: trens, marretas e outras histórias (Editora Patuá). É cofundadora e uma das diretoras do veículo jornalístico Nós, mulheres da periferia. É mentora e foi repórter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias. É coautora do Blog Morte Sem Tabu, da Folha de S.Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
21/06/2023 a 21/06/2023
Dias e Horários
Quarta, 19h às 21h
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 21/6.
Enquanto houver vagas.