Habitar Fronteiras - Saúde, Arte e Clínica
Voltar para o inícioPrograma
2° e 3° Encontro - Saúde, Arte e Clínica
Descolonizar o inconsciente - O que tem isso a ver com a saúde? E com a arte? E com a política?
A medula micropolítica do regime colonial-racializante-capitalístico é o abuso das forças vitais da biosfera, em seus diversos componentes. No componente humano, tal abuso atinge hoje a pulsão em sua própria nascente, desviando-a de seu destino ético: processo de criação de outros modos de existência, toda vez que a vida assim o exige para perseverar. Face a esse estado de coisas, é preciso resistir micropoliticamente: desarmar o inconsciente estruturado no abuso, desertando, assim, suas formações no campo social e, com elas, nossos personagens em suas cenas, em um processo coletivo de subjetivação que as transfigure e transvalore. A resistência nesta esfera é indissociavelmente estética, clínica e política.
Quatro vocábulos guaranis serão os personagens conceituais com os quais se montará a cena micropolítica.
De seu encontro com uma certa linhagem de personagens conceituais europeus, cujo traço em comum é o esforço para desviar-se da tradição antropo-euro-falo-ego-logocêntrico que predomina no modo de produção do pensamento neste regime, se buscará traçar algumas vias para a disputa nesta esfera.
Oficina de dois dias, em 12/2 e 19/2, das 19h às 21h30.
Com Suely Rolnik.
Mediação: Ricardo Rodrigues Teixeira.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Palestrantes
Suely Rolnik
Psicanalista, ensaísta e professora titular da PUC-SP. Seu trabalho - cujo foco é a descolonização do inconsciente, teórica e pragmaticamente, a partir de uma perspectiva clínico-política e transdisciplinar - participa da construção coletiva, local e internacional, face aos impasses do presente, por meio de encontros, seminários, conferências, debates, oficinas, filmes, exposições e publicações. Seus livros mais recentes são Antropofagia Zumbi (N-1, 2021) e Esferas da insurreição. Notas para uma vida não cafetinada (N-1, 2018), que será lançado no evento em nova edição revisada. Coautora com Félix Guattari de Micropolítica. cartografias do desejo (Vozes, 1986).
(Foto: Acervo Pessoal)
Ricardo Rodrigues Teixeira
Médico sanitarista, graduado pela UFRJ, doutor em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da USP, professor doutor do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, coordenador da Diretoria Saúde Mental e Bem-Estar Social da Pró-reitoria de Inclusão e Pertencimento da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
12/02/2020 a 19/02/2020
Dias e Horários
Quartas, 19h às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.