Henfil: uma trajetória de resistência através do humor
Voltar para o início
Programa
A palestra analisa a história e o processo de construção dos personagens daquele que se consagrou como um dos maiores nomes do cartum no país, o cartunista Henfil.
A trajetória do cartunista se consolidou como o retrato do combate à ditadura brasileira e, ao utilizar o desenho como arma, Henfil soube expor, de forma crítica e criativa, as contradições do modelo autoritário no Brasil.
Porém sua arte não ficou presa no tempo, pois suas denúncias da desigualdade estrutural permanecem atuais e suas charges e personagens funcionam como uma síntese do Brasil.
Ao desnudar nossos problemas sociais através do humor crítico Henfil virou uma espécie de parâmetro de artista engajado.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Ilustração: Henfil, "Sobre Poder" CC BY 2.0)
Palestrantes

Márcio Malta
Professor de Ciência Política da UFF. Doutor em Ciência Política pela mesma universidade com a tese de doutorado: "Um desenho da transição: a estratégia de redemocratização de Henfil através das cartas da mãe".
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
24/05/2018 a 24/05/2018
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 24 de abril às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.