Atividades

Transformações na fotografia brasileira contemporânea: a incorporação de novos recursos e o diálogo com diferentes linguagens artísticas.

Hibridismo na produção fotográfica brasileira contemporânea

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Programa

Quando pensamos em hibridismo consideramos que diferentes mídias, como por exemplo, fotografia, vídeo, cinema, deixam de ter suas especificidades enfatizadas para se interrelacionarem e, assim, darem origem a uma nova forma de manifestação artística. A proposta deste curso é refletir sobre a fotografia sob o viés destas relações de hibridismo, pois consideramos que este enfoque nos permitirá melhor entender a produção fotográfica e audiovisual contemporânea.  Deste modo torna-se fundamental compreender como se estabelecem essas relações entre-linguagens, por meio do código fotográfico. Assim, instituir o conceito de hibridismo é premissa relevante para o desenvolvimento das hipóteses que norteiam este curso, cujo objetivo pressupõe a análise e reflexão de obras artístico-fotográficas de caráter híbrido.

 

12/11 - Estabelecendo o Conceito de Hibridismo

Em função de todo um cenário de transformações que englobam questões políticas, econômicas e tecnológicas, o hibridismo institui-se como um processo de ressignificação, em que as características de uma linguagem ou código se preservam, mas suas relações de justaposição e interação provocam tensão entre elementos díspares gerando renovações na linguagem, novos objetos culturais, códigos e linguagens que correspondem a perspectivas de novas leituras e iniciativas de produção artística e cultural. Como este cenário repercute no campo da produção fotográfica é algo que será discutido a partir de trabalhos de artistas-fotógrafos como Cia. de Foto, Cindy Sherman, Eustáquio Neves, Lia Chaia, Miguel Rio Branco, Rosângela Rennó, Sophie Calle.

 

19/11 - Internet e a Remediação das Linguagens

A repercussão da internet na produção fotografia contemporânea e o conceito de remediação da linguagem. Lançaremos luz sobre a chamada era pós-fotográfica que nos acena com vastas perspectivas de inovação da linguagem fotográfica, começando pelo fato de que hoje o ato de fotografar está muito facilitado, uma vez que todos podemos dispor de máquina fotográfica, nos tornando fotógrafos. Os próprios telefones celulares contêm câmeras mais ou menos sofisticadas. O interessante é que até mesmo as características de uma fotografia produzida através de câmeras de qualidade restrita, têm sido incorporadas como recursos de uma linguagem que segue se reinventando. Discussões acerca dos trabalhos de artistas-fotógrafos como Roberta Dabdab, Giselle Beiguelman, Guilherme Maranhão ilustrarão a abordagem conceitual.

 

26/11 - Instalação Fotográfica

Estabelecer o conceito de instalação fotográfica a partir de trabalhos que propõem um diálogo entre a linguagem fotográfica e a estética da instalação, ultrapassando os parâmetros estabelecidos pela tradição da linguagem fotográfica e seus suportes tradicionais. O resgate histórico do conceito de instalação: Kurt Schwitters – Merzbau: considerada 1ª instalação artística, Marcel Duchamp e suas intervenções em espaços expositivos incorporando-os à produção artística como em Miles of String, bem como influências da Arte Pop (Andy Warhol), Minimalismo (Dan Flavin), Arte Conceitual (Joseph Kosuth) serão discutidos através de trabalhos de artistas-fotógrafos como Cássio Vasconcelos, Miguel Rio Branco, Regina Silveira, Rubens Mano, Rochelle Costi.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do inicio da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


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Foto: Brianza-CC-BY-SA-3.0

Palestrantes

Patrícia Cordeiro de Abreu Alessandri

Patrícia Cordeiro de Abreu Alessandri

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Docente do curso de pós-graduação em Arte e Educação da FAINC. (Foto: Acervo pessoal)

Bibliografia

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1996. 

BELLOUR Raymound, Entre-Imagens. Traduzido por Luciana A. Penna. Campinas: Papirus. 1997

BOLTER, Jay David; GRUSIN, Richard, (2000) Remediation, understanding new media. Estados Unidos da América: MIT Press.

CANCLINI, Néstor. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 2008.

COSTA, Helouise. A Fotografia Moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify: 200FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta. Rio de Janeiro: Editora Relume: 2002

DUBOIS, Philipe. O Ato Fotográfico. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

DUBOIS, Philipe, Cinema, Vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.   

MACHADO, Arlindo. Arte e Mídia. São Paulo: Jorge Zahar Editor, 2007       

RÓDTCHENKO, Aleksandr. Revolução na Fotografia. São Paulo: IMS, 2010.

SANTAELLA, Lúcia (2007), Linguagens liquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus

 

Data

12/11/2015 a 26/11/2015

Dias e Horários

Quintas, 19h às 21h30.

Local

Valores

R$ 15,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 25,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 50,00 - inteira