Atividades

Uma introdução à história cultural das cores

Curso On-Line
História Cultural das Cores

Voltar para o início História Cultural das Cores

Programa

As cores são, geralmente, tratadas como fenômenos naturais ou químicos e seus aspectos simbólicos tendem a não ser considerados. Desse modo, deixam de ser apreendidas como construção social cujo sentido, portanto, se transforma ao longo da história.    

Muito se fala em teoria das cores, percepção das cores, "cores quentes", "cores frias", mas para os historiadores as cores são fatos sociais completamente imbricados em nossa cultura de longa duração. Área nova no Brasil, a história cultural (e ocidental) das cores lança olhar sobre as cores tratando-as como elementos simbólicos de nossa vida cotidiana. A história cultural das cores trata as cores como símbolos, analisando suas relações com a indumentária cotidiana e com os objetos nos cercam.  

Para além da teoria ou psicologia das cores, o curso apresenta em dois encontros uma introdução à análise das cores e propõe uma reflexão sobre os elementos simbólicos das cores, a partir dos hábitos e práticas culturais que determinaram a construção de sua simbologia, tomando por referência as abordagens do campo da história cultural.  
 
Programa

6/12 - Introdução geral à história das cores: problemas documentais e metodológicos. O preto, o branco e o vermelho, código cromático ancestral.   

13/12 - As cores emergentes desde o Renascimento: azul, verde e amarelo. Breve análise por cores de segunda linhagem como laranja e rosa.    

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/11, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

(Ilustração: Henri Matisse - The Red Room - Flickr Gandalf's Gallery, CC BY-SA 2.0. Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Ethel Leon

Ethel Leon

Doutora pela FAU-USP.  É autora dos livros IAC, primeira escola de design do Brasil (Blucher, 2014), Canasvieiras, um laboratório para o design brasileiro (UDESC/FAPESC, 2015), organizadora e coautora do livro Michel Arnoult, design e utopia (Sesc, Projeto Rumos Itaú Cultural, 2016). 
(Foto: Barbara Dutra)

Data

06/12/2021 a 13/12/2021

Dias e Horários

Segundas, 16h às 19h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 25/11, até o dia 2/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis