Atividades

Origens, histórias e curadorias

Curso Presencial
História da arte e Estudos negros: o caso Edival Ramosa em re/de/composição

Voltar para o início História da arte e Estudos negros: o caso Edival Ramosa em re/de/composição

Programa

Edival Ramosa é um dos nomes incontornáveis da produção abstrata e geométrica no Brasil, artista presente nas principais exposições dedicadas à arte contemporânea de matizes africanas, além de inúmeras mostras coletivas recentes.

Seu imaginário artístico era composto de "formas-objetos", valorizadas em gradações coloridas e variações geométricas e materializadas em esculturas, serigrafias e projetos ambientais. Ainda assim, vários são os desafios para que uma trajetória longeva como a de Ramosa, negligenciada por várias décadas, seja recomposta em sua complexidade poética.

O objetivo dessa palestra é apresentar esses desafios, assim como compartilhar os caminhos na re/de/composição de uma monografia possível, destacando os elementos originários, historiográficos e curatoriais implicados nessa tarefa contínua e incompleta de investigação artística.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/11 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

André Pitol

André Pitol

Pesquisador de arte, professor e curador. Estudou no Museu do Sol de Penápolis, na Fundação de Artes de São Caetano do Sul e é doutor em Artes pela Universidade de São Paulo. É docente da École Intuit Lab São Paulo. Escreveu artigos e ensaios para e-flux, The Brooklyn Rail, Photographies, Mídia Ninja e Revista ZUM, entre outros. Foi curador adjunto de A Parábola do Progresso (Sesc Pompeia, 2022), co-conceituou o programa público Escola do Quilombismo (Haus der Kulturen der Welt, Berlin, 2023), e curador de Edival Ramosa - Nova Construção Totêmica (coleção moraes-barbosa, 2024). Em 2024, realizou residências de pesquisa no Centro Internacional de Artes Gráficas, em Ljubljana, Eslovênia, e na ThinkArt, em Casablanca, Marrocos.
(Foto: Jaozin Fotografia)

Data

14/12/2024 a 14/12/2024

Dias e Horários

Sábado, 11h às 13h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/11, até o dia 14/12.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora