Curso Presencial
História das exposições de arte afrobrasileira, um recorte
Voltar para o início

Programa
As exposições Sidney Amaral: O banzo, o amor e a cozinha lá de casa (Museu Afro Brasil), Mãos: 35 anos da Mão Afro-Brasileira (Museu de Arte Moderna de São Paulo) e Pretatitude. Insurgências, emergências e afirmações, arte afro-brasileira contemporânea (em diversas unidades do Sesc) compõem três experiências centrais vivenciadas pelo propositor do curso. A partir delas, delineia-se um panorama da emergência e afirmação da arte afro-brasileira contemporânea, articulado também ao resgate de sua memória mais remota. O objetivo do curso é refletir sobre como essas experiências expositivas ajudam a compreender a arte afro-brasileira como um campo de produção estética e política, atravessado por disputas de memória, identidade e direitos sociais.
Parte-se da hipótese de que as exposições de arte constituem um fenômeno complexo, que extrapola os limites do campo artístico e não pode ser dissociado dos contextos sociais que envolvem os grupos representados. Dessa forma, tornam-se representativas tanto dos avanços quanto dos recuos das pautas desses grupos.
Um exemplo expressivo é a exposição Pretatitude, que realizou uma itinerância por cinco unidades do Sesc em São Paulo em um momento de recrudescimento da luta pela afirmação dos direitos civis da população negra. Essa circulação ampliada só foi possível graças à sensibilidade social dos gestores da instituição, que reconheceram e acolheram a importância da mostra.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 25/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: João Liberato)
Palestrantes

Claudinei Roberto da Silva
Educador, curador e artista visual. Curador, realizou, exposição Sidney Amaral: O banzo, o amor e a cozinha, Museu Afro Brasil, a 13ª Bienal Naïfs do Brasil, Sesc Piracicaba e Pretatitude. Insurgências, emergências e afirmações. Arte afro-brasileira contemporânea várias unidades do Sesc.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
09/10/2025 a 30/10/2025
Dias e Horários
Quintas, 10h às 13h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 25/9, até o dia 9/10.
Enquanto houver vagas.