Atividades

trinta anos depois das primeiras gravações de rap no Brasil, o gênero está mais vivo do que nunca

História do Rap no Brasil e suas origens

Voltar para o início História do Rap no Brasil e suas origens

Programa

Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.

 

O livro "Se liga no som", de Ricardo Teperman faz um passeio pela história do rap e suas principais características, mostrando como ele foi apropriado pelos artistas brasileiros. A partir de artistas importantes como Racionais MC's e Emicida e do contexto histórico que coincide com o ciclo de redemocratização, o genêro foi aos poucos ganhando ares locais e, assim como nos Estados Unidos, rompeu as barreiras do preconceito.

 

Encontros em estações do metrô de São Paulo, os grêmios, os grupos temáticos, as mulheres no rap e casos emblemáticos envolvendo figuras importantes do cenário musical dão uma boa amostra desse universo ambíguo, provocador, contraditório e repleto de talentos, que nasceu timidamente e conquistou o seu lugar na música brasileira. Não há como falar sobre o rap sem associá-lo ao racismo e à desigualdade social.

 

Assim como nos Estados Unidos, os rappers brasileiros saíram dos bairros periféricos para ganhar os quatro cantos do país. Com posições de enfrentamento, outras mais apaziguadoras, questões que são caras aos debates sobre a sociedade brasileira emergem na produção artística desses jovens músicos.

 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

 

 

 

 

Data

26/07/2016 a 26/07/2016

Dias e Horários

Terça, das 19h30 às 21h30

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora