Curso Presencial
História dos cinemas na Tchecoslováquia 1945-1990
Voltar para o início

Programa
A ida ao cinema era, sem dúvida, a atividade de lazer preferida e de extrema importância, sobretudo nas pequenas cidades e zonas rurais, onde os meios públicos de fruição cultural eram limitados. A maioria dos cinemas eram geridos pelos municípios e os representantes das cidades foram motivados a mantê-los em funcionamento. No entanto, a situação mudou drasticamente após a queda do regime comunista, seguida pela queda do socialismo de estado e da economia planificada em 1989.
Todo o tema será colocado dentro dos contextos social, cultural-político, econômico e local.
Essa atividade é uma realização do Sesc São Paulo com o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, com o apoio do Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes

Marie Barešová
Com Marie Barešová, graduada em Cinema (2011) e História da Arte (2014) na Universidade Masaryk de Brno. Sua dissertação (2019) enfocou as relações tchecoslovaca-iugoslavas na cultura cinematográfica entre 1945-1991. Trabalha no Arquivo Nacional de Cinema da República Tcheca (NFA) desde 2013 como curadora de história oral. Enquanto gerencia a coleção de entrevistas e realiza novas entrevistas com representantes da cultura cinematográfica tcheca, ela participa do desenvolvimento de um banco de dados de história oral e coordena o cinema do arquivo como programadora e educadora. Ela é co-autora de dois livros, "Generation of Normalisation" e "Esperança perdida do cinema tcheco?" (2017) e co-editado "Animation 70" (2023). Atualmente é responsável pela pesquisa com foco na história do cinema na Tchecoslováquia no período 1945-1990.
(Foto: NFA)
Data
19/07/2023 a 19/07/2023
Dias e Horários
Quarta, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/6, até o dia 19/7.
Enquanto houver vagas.