História e histórias da música gravada no Brasil em 78 rpm
Voltar para o início
Programa
Em oito encontros, o curso apresenta um panorama da história da fonografia brasileira a partir da audição comentada de discos de 78 rpm produzidos entre 1902 e 1964.
Conduzido pelo colecionador e pesquisador Gilberto Inácio Gonçalves e pela pesquisadora e radialista Biancamaria Binazzi, o curso contará também apresentações do colecionador de antiguidades Andréas Triantafyllou (com exposição de antigos fonógrafos e gramofones), e dos pesquisadores Rodrigo Caçapa (Discografia nordestina em 78 rpm) e Juliana Perez Gonzalez (Música caipira paulista).
Em uma oportunidade única de ver e ouvir discos raros da coleção particular de Gilberto em ação na vitrola, o curso apresenta um repertório variado de gêneros musicais gravados neste período, acompanhado por comentários sobre histórico das músicas, gravadoras, arranjadores, intérpretes e orquestras e seus contextos históricos, sociais e culturais.
Fabricados no Brasil a partir de uma mistura de goma-laca e cera de carnaúba de 1902 a 1964, os discos de 78 rotações são extremamente frágeis e, se não fossem colecionadores como Gilberto, Miguel Nirez de Azevedo, Leon Barg, Humberto Franceschi, Tinhorão, Roberto Gambardella e Assis Ângelo, uma importante parte memória da música brasileira estaria perdida.
Além dos três minutos de música prensados em cada chapa, os discos de 78 rpm contam histórias de pessoas, cidades, hábitos e uma imensa diversidade cultural de tempos antigos.
Programa:
24/3 Máquinas Falantes e as primeiras gravações mecânicas 1902 a 1927
Com Gilberto Gonçalves e Andreas Triantafyllou.
Mediação: Biancamaria Binazzi.
*haverá com demonstração ao vivo de fonógrafos e gramofones
31/3 Eletrizando: transições da fase mecânica para o início da gravação elétrica entre 1927 e 1930
Com Biancamaria Binazzi e Gilberto Gonçalves.
7/4 Desde que o samba é samba: as transformações do samba na indústria fonográfica
Com Biancamaria Binazzi e Gilberto Gonçalves.
14/4 Discografia nordestina em 78 rpm: da embolada ao frevo (1913-1931)
Com Rodrigo Caçapa e Gilberto Gonçalves.
Mediação: Biancamaria Binazzi.
28/4 Marchas (de carnaval, de meio de ano e final de ano)
Com Gilberto Inácio Gonçalves e Biancamaria Binazzi.
5/5 Música caipira paulista em 78 rpm
Com Juliana Perez Gonzalez e Gilberto Gonçalves.
Mediação: Biancamaria Binazzi.
12/5: As folcloristas: mulheres revolucionárias, pontos, cirandas e cateretês
Com Biancamaria Binazzi e Gilberto Gonçalves.
19/5: Rumo ao vinil: Bossa-Nova e modernidade
Com Biancamaria Binazzi e Gilberto Gonçalves.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Palestrantes

Biancamaria Binazzi
Radialista, produtora cultural com mestrado no Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP). É idealizadora do projeto Goma-Laca, destinado à pesquisa e difusão da música em 78 rpm. Como radialista, produziu programas e séries sobre discografia brasileira em 78 rpm para a Rádio Cultura Brasil, Rádio Batuta - IMS e Web-Rádio do Centro Cultural São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gilberto Inácio Gonçalves
Pesquisador da música brasileira e colecionador de discos de 78 rpm. Promoveu diversos cursos e encontros para debater a música brasileira das primeiras décadas do século XX.
(Foto: Acervo Pessoal)

Andréas Triantafyllou
Mercador de antiguidades, há mais de dez anos coleciona máquinas falantes, discos mecânicos e cilindros de cera para fonógrafos. É proprietário da loja de antiguidades Pocilga! Objetos Inusitados e Restaurações, no bairro do Bixiga.
(Foto: Acervo Pessoal)

Juliana Perez Gonzalez
Historiadora colombiana, doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Autora do livro Las historias de la música en Hispanoamérica (2010). Atualmente, é investigadora no INET-md, da Universidade de Aveiro (Portugal), no projeto "Liber|Sound: Práticas inovadoras de arquivamento para a libertação da memória sonora".
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
24/03/2020 a 19/05/2020
Dias e Horários
Terças, 19h às 21h.
Exceto dia 21/4.
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de fevereiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.