Curso On-Line
História e natureza
Voltar para o início

Programa
Nas últimas décadas, a crise ambiental impôs uma reflexão aos estudiosos das ciências humanas. No campo da História, alguns de seus pressupostos teóricos foram abalados e reformulados. Abriu-se um diálogo com as ciências naturais (Biologia, Meteorologia, Geologia etc.) que emergiu, entre outros aspectos, do reconhecimento, pelos historiadores, da dimensão biológica do ser humano -- para além de suas dimensões política, cultural, econômica e social.
A entrada em cena de novas agências (étnico-raciais e de gênero) mudou a maneira de pensar a história da ciência. Novas teorias conceituaram a ideia de agência e serviram por base para a transformação de climas, minerais, plantas e animais em objetos de estudos dos historiadores.
Objetivos
- Oferecer um espaço de reflexão a respeito de como foi construída a ideia de ciência moderna e como alguns de seus pressupostos foram radicalmente transformados nas últimas décadas.
- Contextualizar a formação dos campos da história ambiental e da história dos animais e apresentar seus pressupostos teóricos e possíveis metodologias.
- Discutir outras questões próprias a esses campos.
Primeiro encontro. Histórias da ciência
1. A partir do século XV: A elaboração de discursos que classificam e hierarquizam populações, animais, plantas e minerais ao longo do processo da colonização europeia.
2. Séculos XVIII e XIX: a construção do racismo dito científico e o lugar de mulheres, indígenas, africanos e outros europeus e não-europeus nesse discurso.
3. O modelo difusicionista: a ciência moderna como ciência europeia.
4. Novas histórias da ciência: as novas agências (de gênero, étnico-raciais e não-ocidentais), a Teoria da Circulação e a Teoria do Ator-Rede.
Segundo encontro. História ambiental
1. Anos 1970: a hipótese de Gaia, o debate sobre as origens europeias do ambientalismo moderno e a emergência da história ambiental.
2. Anos 1990: uma história global do ambientalismo.
3. Desde os anos 2000: os historiadores e o Antropoceno.
4. Uma ecologia decolonial: propostas recentes de compreensão e intervenção no mundo.
Terceiro encontro. História dos animais
1. Anos 1980: a emergência da história dos animais (Animal Studies).
2. Os historiadores brasileiros e a história dos animais.
3. O direito dos animais: uma história das novas sensibilidades sobre as violências e crueldades contra animais e suas repercussões nas legislações.
4. Estudo de caso: chimpanzés, orangotangos e a construção da concepção de "ser humano" no período moderno.
5. Desfecho: repensar os significados de "história" e "natureza".
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/3 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Christian Emmanuel Hoppius, livro Antropomorpha)
Palestrantes

Breno Leal Ferreira
Graduado, mestre e doutor em História Social pela USP. Durante o doutorado, foi pesquisador visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-UL). Realizou estágio pós-doutoral em História na Unicamp, com passagem pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Desenvolveu pesquisa no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional (PNAP-FBN) ao longo de 2022. Trabalhou como professor contratado de História Moderna no Departamento de História da USP entre 2022 e 2023. Em 2024, trabalhou no Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (NEER-SME), ministrando cursos de formação para profissionais da Rede Municipal de Ensino. É autor do livro "Economia da natureza: a história natural na Ilustração portuguesa e luso-americana (1750-1822)" (Paco Editorial, 2024).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
11/04/2025 a 25/04/2025
Dias e Horários
11/4, 17/4 e 25/4 - Sextas e Quinta, 15h às 17h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 27/3, até o dia 7/4.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Microsoft Teams