Atividades

O patrimônio cultural rural nas fazendas históricas paulistas em diálogo com a educação e o turismo

Autografias
História Oral e Educação Não Formal

Voltar para o início História Oral e Educação Não Formal

Programa

O livro "História oral e educação não formal: o patrimônio cultural nas fazendas históricas paulistas" lança um novo olhar sobre a educação, ressaltando a ideia de patrimônio em um contexto mais amplo da cultura, potencialmente utilizado em processos educativos não formais, ao longo da vida de um indivíduo.

A autora Lívia Lima analisa os princípios estruturadores das ações de educação patrimonial não formal, realizadas no âmbito do meio rural paulista e voltadas para o público adulto e idoso, provenientes de diferentes classes sociais.

Com o uso da História Oral, como metodologia e campo de conhecimento, foi possível reconstruir a relação entre contexto, história e estilos de vida, permitindo assim, novas reflexões sobre o imaginário e o espaço rural paulista.

A autora também relembra que existem poucos estudos sobre o contexto rural e a preservação do patrimônio material e imaterial nesse espaço, principalmente quando nos referimos ao estado de São Paulo.

Neste encontro ela reflete sobre o campo da educação não formal, analisada como sendo um campo de possibilidades, do qual o turismo e o patrimônio fazem parte relevante.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Acervo Pessoal)

Palestrantes

Lívia Morais Garcia Lima

Lívia Morais Garcia Lima

Doutora em Educação pela UNICAMP. Atualmente é docente do Programa de Mestrado em Educação do Unisal - Americana/SP e Pós - Doutoranda pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da EACH/USP.(Foto: Anabela Leandro)

 

Data

26/06/2019 a 26/06/2019

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Maio, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis