Atividades

O patrimônio cultural rural nas fazendas históricas paulistas em diálogo com a educação e o turismo

História Oral e Educação Não Formal

Voltar para o início História Oral e Educação Não Formal

Programa

O livro "História oral e educação não formal: o patrimônio cultural nas fazendas históricas paulistas" lança um novo olhar sobre a educação, ressaltando a ideia de patrimônio em um contexto mais amplo da cultura, potencialmente utilizado em processos educativos não formais, ao longo da vida de um indivíduo.

A autora Lívia Lima analisa os princípios estruturadores das ações de educação patrimonial não formal, realizadas no âmbito do meio rural paulista e voltadas para o público adulto e idoso, provenientes de diferentes classes sociais.

Com o uso da História Oral, como metodologia e campo de conhecimento, foi possível reconstruir a relação entre contexto, história e estilos de vida, permitindo assim, novas reflexões sobre o imaginário e o espaço rural paulista.

A autora também relembra que existem poucos estudos sobre o contexto rural e a preservação do patrimônio material e imaterial nesse espaço, principalmente quando nos referimos ao estado de São Paulo.

Neste encontro ela reflete sobre o campo da educação não formal, analisada como sendo um campo de possibilidades, do qual o turismo e o patrimônio fazem parte relevante.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Acervo Pessoal)

Palestrantes

Lívia Morais Garcia Lima

Lívia Morais Garcia Lima

Doutora em Educação pela Unicamp. Pesquisadora colaboradora do Centro de Memória Unicamp (CMU), do Centro de Memória Urbana da Unifesp (CMUrb). Realiza estágio pós-doutoral no Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com bolsa FAPESP. Autora de diversos artigos, capítulos de livro e livros, e recentemente co-organizou a obra em dois volumes “(Im)permanências: História oral, mulheres e envelhecimento na pandemia”(Letra eVoz 2021).
(Foto: Anabela Leandro)

 

Data

26/06/2019 a 26/06/2019

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Maio, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora