Curso Presencial
Histórias da Casa Comum - Cultura e Comunidade na América Latina
Voltar para o início

Programa
Curso com o objetivo de sistematizar e compartilhar os conceitos e ideias da Cultura Viva e do Bem Viver que introduziu novos paradigmas em termos de integração latino-americana, para além do estatal e mercantil e sim comunitário, demonstrando que a Cultura une os povos, rompe barreiras e transforma realidades.
Desde 2010, Célio Turino percorre a América Latina difundindo os conceitos e ideias da Cultura Viva e do Bem Viver. Foram mais de 50 viagens às comunidades mais remotas e criativas, do México ao Chile, pueblos, aldeias indígenas, favelas, coletivos artísticos de vanguarda, grupos de jovens, rurais.
Toda experiência está registrada no livro: "Por todos os caminhos - Pontos de Cultura na América Latina", tanto nos conceitos e teoria como na narração de histórias, desdobrando em novos processos de conhecimento, sendo a leitura do livro recomendada como referência bibliográfica.
Programa:
I) Conceitos e Teoria
- Um ponto de virada; Sistemas Históricos e Vida; Tensão entre Sistemas Históricos e natureza;
- Metamorfose; A unidade como força para enfrentar o poder absoluto; Cultura, Arte e Biopotência;
- O lugar das redes na busca pelo ancestral e o comunitário; Cultura Viva Comunitária; Geometria e equação para a Cultura do Encontro.
II) Histórias sobre Cultura e Comunidade:
- Cultura do Encontro - a história da construção de uma teoria para a diversidade, convivência e paz (Argentina);
- Educação para a liberdade (povo Totonaca - estado de Vera Cruz, México e experiências plurinacionais andinas - Cusco e Altiplano Boliviano);
- Laboratório Medellín - arte e cultura vencendo a violência urbana;
- Arco-Íris (Américas);
- Guatemala, El Salvador e Belize - Cultura como sanação e perdão;
- Cultura, substantiva feminina - Chile, Paraguai e Peru;
- De braços abertos - Identidade e Diversidade quando juntas (Brasil e Argentina)
- E se? - Pensando futuros para uma história que se faz em comum.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Celio Turino)
Palestrantes

Célio Turino
Historiador e escritor, graduado e mestre em História pela Unicamp, doutor em Humanidades pela USP, com 40 anos de atuação como gestor em políticas públicas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
22/07/2025 a 29/07/2025
Dias e Horários
Terças, 14h30 às 18h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 26/6, até o dia 29/7.
Enquanto houver vagas.