Ícones urbanos em São Paulo
Voltar para o inícioPrograma
Tradução em Libras disponível. Faça sua solicitação no ato da inscrição, com no mínimo dois dias de antecedência da atividade.
A apresentação explora os ícones urbanos representativos para a produção da imagem da metrópole de São Paulo. Ícones urbanos são elementos que compõem a paisagem de grandes metrópoles globais na forma de atributos que as tornam singulares e especiais no bojo de processos articuladores de fluxos socioeconômicos em que a simbologia se faz relevante na cultura visual.
A pesquisa privilegiou, além das fontes bibliográficas, um rico material iconográfico, em que o cartão-postal foi o elemento principal. No processo em que ícones urbanos podem ser considerados sínteses de espaços urbanos como grandes metrópoles globais, eles são dotados de funções de divulgar uma totalidade que, no caso de São Paulo, oculta outras facetas em que há discrepâncias sociais latentes, privilegiando espaços em que o poder hegemônico de mercado é dominante.
Desta forma, o debate acerca dos ícones urbanos na metrópole de São Paulo traz instigantes reflexões sobre a fragmentação das relações sociais no espaço urbano e seus significados.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
(Ilustração: Viviane Veiga Shibaki)
Palestrantes
Viviane Veiga Shibaki
Bacharel em Turismo e doutora em Geografia Humana pela USP. Tem experiência nas áreas de Turismo, Eventos e Geografia Urbana, com ênfase em temas ligados ao planejamento, desenvolvimento e mobilidade urbana, espaço urbano e patrimônio cultural.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/09/2016 a 27/09/2016
Dias e Horários
Terça, 10h30 às 12h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.