Curso Presencial
Identidade de Nós Mesmos - A Moda Contada Pelos Nossos Álbuns de Família
Voltar para o início

Programa
A partir do livro Álbum de família - a imagem de nós mesmos (Editora Senac São Paulo; Edições SESC SP, 2008), de Armando Silva, a atividade visa contar a história da criação e social da Moda nos séculos XX e XXI pelos nossos álbuns de famílias.
Na teoria, o objetivo é conceituar e historicizar as noções de Moda e de roupas presentes em álbuns de família para entrelaçar a história individual com a história coletiva, a cultura visual com a cultura material.
Partindo de uma constelação de autores como Walter Benjamin, Peter Stalybrass, Diane Crane, Daniela Calanca, Wanda Maleronka, Gilda de Mello e Souza, Olgária Matos, Marcel Proust e Virginia Woolf, o curso parte das perspectivas da filosofia, sociologia, literatura e da história, através dos conceitos de experiência, vivência, memória individual e coletiva, modos de vestir silenciados, e a possibilidade de escrita de outra história da Moda pela recepção nas classes trabalhadoras.
Na prática, o curso propõe um "mergulho ativo" nas memórias individuais e das famílias de cada estudante, visando estimular a ampliação da percepção criativa e crítica da história da Moda, das roupas e do saber-fazer têxtil/manual.
O objetivo é a criação individual de um "álbum de si", com destaque para os modos de vestir e as roupas presentes nas fotografias desses álbuns de família. Cada álbum, que poderá conter múltiplas linguagens manuais como o desenho, colagem, pintura, bordado, crochê e a escrita, servirá como território criativo para catalogação de repertório individual.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/6 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Mariana Xavier)
Palestrantes

Brunno Almeida Maia
Doutorando em Arquitetura e Urbanismo na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP), com pesquisa sobre Moda e arquitetura. Mestre em filosofia, ciências humanas e Teoria de Moda pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
(Foto: Keithy Alves)

Aline Vito
Design de Moda e figurinista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, e personal stylist pós-graduada em "Consultoria de Imagem e Estilo", pelo Centro Universitário Belas Artes. É criadora e proprietária do Ateliê Aline Vito, com foco em peças autorais feitas a partir das técnicas de upcycle, zerowaste, e processos artesanais como o tricô e o crochê.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
11/07/2023 a 03/08/2023
Dias e Horários
Terças e Quintas, 14h às 17h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/6, até o dia 8/7.
Enquanto houver vagas.