Atividades

O debate integra a Jornada de Patrimônio 2018 (Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura) no Sesc SP

Identidade, Periferia e Resistências na Ditadura: Memórias, Vozes e Legados

Voltar para o início Identidade, Periferia e Resistências na Ditadura: Memórias, Vozes e Legados

Programa

A proposta das mesas é refletir acerca de memória, identidade e periferia durante a Ditadura, a partir de narrativas em primeira pessoa, de mulheres e homens que vivenciaram lutas e resistências neste período. Qual o papel de tais memórias para a compreensão de movimentos, lutas e da organização popular na dinâmica da produção do espaço urbano? Como tais memórias são atualizadas a partir de grupos e movimentos sociais e culturais hoje? Serão compartilhadas memórias, pouco contadas, a partir da narrativa de quem as viveu.

Mesa: Mães da Periferia: vozes da resistência na Ditadura Militar
Neste período de ditadura militar, principalmente, a partir de suas experiências, mulheres construíram com autonomia, pautas de questionamento e crítica à situação econômica, ao arrocho salarial, aos problemas em seus bairros, à falta de creches, etc. Serão contadas experiências de organização e luta das mulheres da periferia de São Paulo desde os anos 1960, a partir da organização dos clubes de mães da Zona Sul e de mulheres de famílias "queixadas" em Perus que atuaram direta ou indiretamente na Greve que durou 7 anos.
Com Maria Aparecida Silva Santos Soares, Wilma Aparecida Bernardo da Silva, Ana Maria do Carmo Silva (Ana Dias), Cecília Hansen e Regina Célia Soares Bortoto (mediação).

Mesa Greve dos Queixadas: união e firmeza permanente
Conhecida como "a greve dos sete anos", (1962) esta greve, assim como o movimento grevista da Cimento Perus, foi marcado por um ideário de não violência ativa, inspirado em Gandhi e Luther King, e próximo de alas progressistas da Igreja Católica, adotando o lema pacifista "União e Firmeza Permanente", em plena ditadura militar. Parte dessa história é fruto da relação entre moradores do bairro de Perus, localizado na região noroeste da cidade e a Fábrica de Cimento Portland Perus inaugurada em 1926, responsável pelo desenvolvimento urbano não só da cidade de São Paulo, mas também do país.
Com Sebastião Silva Souza, Orlanda Cruz de Oliveira e José Queiroz (Soró).

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.


Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

Palestrantes

Ana Maria do Carmo Silva

Ana Maria do Carmo Silva

(Ana Dias), Integrante do Clube de Mães de Santa Margarida (Zona Sul/SP) e viúva do operário Santo Dias da Silva, assassinado durante a ditadura militar.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cecília Hansen

Cecília Hansen

Missionária com atuação nas comunidades eclesiais de base e integrante do Clube de Vila Remo (Zona Sul/SP).
(Foto: Acervo Pessoal)

José Queiroz

José Queiroz

(Soró) Educador e consultor em Gestão de Conhecimentos, Planejamento Estratégico e Desenvolvimento Institucional Sistêmico. Faz parte da Comunidade Cultural Quilombaque, iniciativa protagonizada por jovens artistas e educadores de Perus.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Aparecida Silva Santos Soares

Maria Aparecida Silva Santos Soares

Moradora em Perus desde os anos 40, participa de diversos movimentos sociais, integra o Clube de Mães da Vila Caiúba e atua na Comunidade Eclesial de Base Bom Samaritano.
(Foto: Acervo Pessoal)

Orlanda Cruz de Oliveira

Orlanda Cruz de Oliveira

Moradora do bairro de Perus desde os anos 40, participa de movimentos sociais e da Comunidade Eclesial de Base São Paulo Apóstolo. Atualmente, atua na Associação dos Aposentados da Fábrica de Cimento Perus, da qual já foi presidente.
(Foto: Acervo Pessoal)

Regina Célia Soares Bortoto

Regina Célia Soares Bortoto

Participa da Rede Paulista de Educação Patrimonial - REPEP, do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento Perus, do  Movimento do Território de Interesse da Cultura e da Paisagem - TICP Jaraguá-Perus e, atualmente, exerce cargo de secretária da Associação dos Aposentados da Fábrica de Cimento.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sebastião Silva Souza

Sebastião Silva Souza

Ex-trabalhador da Fábrica de Cimento, participa do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento e, atualmente, é presidente da Associação dos Aposentados da Fábrica de Cimento Perus.
(Foto: Divulgação)

Wilma Aparecida Bernardo da Silva

Wilma Aparecida Bernardo da Silva

Formada em Serviço Social, participa de movimentos sociais e exerce cargo de secretária, na Paróquia Santa Rosa de Lima, no bairro de Perus.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

25/08/2018 a 25/08/2018

Dias e Horários

Sábado, 13h30 às 17h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de Julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis