Atividades

Revista Viva: discussões publicadas na Revista Mais 60: estudos sobre envelhecimento

Idosos e Cárcere

Voltar para o início Idosos e Cárcere

Programa

O envelhecimento no contexto carcerário é uma realidade presente nas penitenciárias brasileiras, porém pouco discutido. Nesse sentido, a edição 71 da Revista Mais 60 trouxe a temática "Idosos e Cárcere" para debate.
Marina Portella Ghiggi abordou essa questão no artigo "Envelhecimento e cárcere: vulnerabilidade etária e políticas públicas", que dialoga com as ilustrações de Ricardo Cammarota.

Já Viviane Balbuglio trouxe a discussão do envelhecimento como um processo múltiplo, também influenciado e constituído por marcadores de gênero, raça e classe, e demandas estratégicas para (sobre)viver no cárcere, no artigo "Amanhã é outro dia: uma história e algumas reflexões sobre mulheres idosas em situação de prisão".

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Ilustração: Ricardo Cammarota)

Palestrantes

Marina Portella Ghiggi

Marina Portella Ghiggi

Professora de Direito Penal, advogada da Superintendência de Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciências Criminais (PUC-RS) e doutoranda em Política Social e Direitos Humanos (UCPel).
(Foto: Acervo Pessoal)

Viviane Balbuglio

Viviane Balbuglio

Advogada e mestranda em Direito pela FGV. Já trabalhou com temas relacionados à justiça criminal, gênero, direito das mulheres e povos tradicionais. Atua no Projeto "Migrantes Egressas" do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania -  ITTC.
(Foto: Ana Luiza Voltolini Uwai)

Ricardo Cammarota

Ricardo Cammarota

Artista ilustrador, diretor de arte e professor de ilustração. Produziu a capa e ilustrações da edição 71 – Envelhecimento e cárcere. 
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

08/02/2019 a 08/02/2019

Dias e Horários

Sexta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de janeiro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora