Atividades

Realização: Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa (CPCLP) – Câmara Brasileira do Livro

II Seminário A Língua Portuguesa na Educação, na Literatura e na Comunicação

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Programa

O 2º Seminário da Comissão para Promoção de Conteúdo da Língua Portuguesa pretende suscitar um amplo debate interdisciplinar para a compreensão de aspectos culturais, históricos e linguísticos presentes na educação, na literatura e na comunicação dos povos falantes da língua portuguesa no Brasil e no mundo.

O seminário é uma realização da Câmara Brasileira do Livro e tem o apoio do SESC, Mackenzie, PUC - São Paulo e USP.

Programação:

22/11

11h – Abertura      
Danilo Santos de Miranda.
Luís Antonio Torelli.

14h às 15h30
Comunicação 1
Espaços, memória e experiência histórica na literatura contemporânea
Ementa: Nas obras a serem analisadas, de autoria de escritoras e escritores do mundo literário lusófono, busca-se repensar de que maneira as noções de território, lugar e história podem ser discutidas a partir da criação ficcional e poética.
Mediador: Prof. Dr. Cristhiano Aguiar (Mackenzie)

1. A experiência migratória em contos da literatura cabo-verdiana e moçambicana
Giselle Rodrigues Ribeiro.

2. Salgar a carne morta: uma concepção triádica no espaço em Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos de Queirós
Luana Jéssika Dela-Flora.

3. Cortejo de fantasmas: os espaços da memória em Rainhas da Noite, de João Paulo Borges Coelho
Bruna Del Valle de Nóbrega.

4. A interface história e ficção no romance Mad Maria, de Márcio de Souza
José Ferreira Costa.

5. Ficção e história em As visitas do dr. Valdez, de João Paulo Borges Coelho
Cinthia Aparecida Lemes.

14h às 15h30
Comunicação 2
Língua portuguesa e ensino: formação docente e estratégias
Ementa: As comunicações desta mesa apresentam diferentes estratégias para o trabalho docente nas aulas de língua portuguesa, fomentando a ação dialógica a partir do binômio teoria-prática.
Mediação: Profa. Dra. Elaine Cristina Prado dos Santos (Mackenzie).

1. Vozes silenciadas: formação inicial de professores e o papel da literatura na escola como ação afirmativa
Denise Cenci.

2. O que o seu aluno realmente precisa aprender? Estratégias comunicativas e socioculturais em aulas de Português Língua Adicional
Marceli Cherchiglia Aquino.

3. A roteirização na produção de microdocumentários nas aulas de língua portuguesa: uma proposta para o trabalho com a escrita e a oralidade
Gisane Márcia Carvalho Dinnouti.

4. Ensino de língua portuguesa por meio de tecnologias digitais
Nívea Eliane Farah.

15h30 às 17h
Comunicação 3
Literatura contemporânea e representações da marginalidade social
Ementa: Experiências pós-coloniais se aliam à percepção da cisão social nos grandes centros urbanos brasileiros por meio de múltiplas possibilidades narrativas no teatro, no conto, no romance e na escrita do eu.
Mediação: Profa. Dra. Rosangela Sarteschi (USP).

1. Nós matamos o cão tinhoso: a narrativa sob o império português
Fábio Salem Daie.

2. Cultura popular e critica social em Malhação do Judas Carioca, de João Antônio
Clara Ávila Ornellas.

3. Uma existência atópica: vida e obra de Carolina Maria de Jesus
Edgar Godoi Gabriel.

4. Marginalidade em Violência na Dramaturgia, de Plínio de Marcos
Sérgio Manoel Rodrigues.

15h30 às 17h
Comunicação 4
O poético, o erótico e o feminino na literatura
Ementa: O debate sobre o feminino e o erótico perpassa uma série de questões importantes, tais como o corpo, o discurso e o desejo. Esse debate será feito partir de considerações a respeito de textos ensaísticos, ficcionais e poéticos.
Mediador: Profa. Dra. Maria dos Prazeres Santos Mendes (USP)

1. Corpo múltiplo de Serrano como corpo comunitário
Luana Barossi.

2. Não tenhas medo de ser: o corpo da/na poesia erótica de Maria Teresa Horta e Olga Savary.
Bruna Renata Bernardo Escaleira.

3. A pulsão ensaística em Esse Cabelo, de Djaimilia Pereira de Almeida
Bianca Mafra Gonçalves.

4. A representatividade da voz feminina no Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago
Fabrizio Uechi.

17h30 às 19h
Mesa: O valor da Língua Portuguesa
Neste encontro, discutiremos a percepção do valor social da língua portuguesa no Brasil, abordando as ações do Estado e das instituições culturais para o reconhecimento desse idioma como bem cultural. Propomos também colocar em perspectiva a relevância da língua na política internacional, na economia, no mercado de trabalho e na redução das desigualdades sociais.
Com Irene Vida Gala (Itamaraty) e Marina Sartori de Toledo (Museu da Língua Portuguesa.
Mediação: Francis Manzoni.

23/11
10h30 às 12h30
Mesa literária: Brasil e Moçambique: leituras, influências e produção literária
Com os escritores Ungulani Ba Ka Khosa e Maria Valéria Rezende.
Josélia Aguiar, jornalista e doutora em História, foi curadora da Flip e mediará a conversa entre o premiado escritor e professor moçambicano Ungulani Ba Ka Khosa e a também premiada e festejada autora brasileira Maria Valéria Rezende.
Na pauta, estarão a produção literária dos dois escritores, que possuem larga experiência em educação, e também suas principais influências culturais e de outros autores, que perpassam a formação de sua obra.

14h às 15h30
Comunicação 5

Leitura, escrita e ensino de língua portuguesa
Mediação: Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira (PUC-SP).
Esta sessão de comunicações aborda, em sentido lato e estrito, o ensino de língua portuguesa nas vertentes que contemplam a articulação gramatical, os procedimentos de leitura e as táticas de produção textual, por meio de ponderações a respeito das articulações léxico-gramaticais de coesão, da lógica semântica de coerência e da organização composicional da escrita.

1. Língua portuguesa, formação integral do educando e ferramenta pedagógica Maprei: perspectivas
Saraj Jimena Moreno de Paula.

2. A produção escrita no Ensino Médio: uma proposta didático-metodológica
Ana Flávia Nejaim Mesquita.

3. Aula de português no Ensino Superior: um olhar para a aprendizagem significativa
Luciana Paula Bento Luciani.

4. Leitura literária no Ensino Médio: entre a obrigação e a fruição
Paula Crepaldi Campião.

14h às 15h30
Comunicação 6
Dialogismo na contemporaneidade e sua recepção: jornalismo, publicidade, propaganda e mangás
Profa. Dra. Maria dos Prazeres Santos Mendes (USP).

1. O conceito de dialogismo bakhtiano na formação continuada de professores a partir do gênero propaganda
Gisele Maria Souza Barachati e Thiago Vasquez Molina.

2. Ilustrações jornalísticas nas aulas de língua portuguesa: a linguagem não verbal na formação crítica do leitor
Losana Hada de Oliveira Prado.

3. Uso de podcasts como estratégia de ensino de língua portuguesa em curso de publicidade e propaganda
Fernando Luís Cazarotto Berlezzi.

4. Literatura e mangá: o romantismo em Basilisk, de Fuutarou Yamada e Masaki Segawa
Alessandro Caraça Fonseca.

15h30 às 17h
Comunicação 7
Interação social e mediações discursivas
Mediação: Prof. Dr. João Hilton Sayeg de Siqueira (PUC-SP).
Esta sessão de comunicações traz reflexões sobre as formas de interação, de tratamento e de abordagens sociais presentes em manifestações discursivas marcadas pela empatia estabelecida entre sujeitos produtores de enunciados concretos que se configuram por relações dialógicas, especificadas pelos diferentes ambientes de relacionamento.

1. Descortesia nos debates políticos de 1989 e de 2014: comparação das estratégias utilizadas
Mariana Santos de Andrade.

2. A cortesia no monitoramento do mal-entendido em tweets
Débora Cristina Longo Andrade.

3. O perigo da literatura: considerações sobre leitura, crítica e ensino
Ricardo Alexandre Rodrigues.

4. “Eu sei que vou te amar”: uma análise transdisciplinar entre as estruturas musical e poética da canção
Daniel de Thomaz.

15h30 às 17h
Comunicação 8
Língua portuguesa e sala de aula: possibilidades
Esta mesa abre-se a discussões em torno de distintas formas que permeiam ferramentas para o ensino do português, seja como língua materna, seja como língua estrangeira.
Mediação: Profa. Dra. Regina Helena Pires de Brito (Mackenzie).

1. Do alfabeto à leitura significativa: construção da oralidade nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Talita Alves Silva.

2. O repertório literário dos livros didáticos de língua portuguesa e a temática racial
Nara Lasevicius Carreira.

3. Lusofonia em expansão: análise de material didático de português língua estrangeira
Gabriella da Silva Araújo.

4. Literatura e instrução moral: uma análise inicial da função pedagógica da obra ficcional de Figueiredo Pimentel (1889-1896)
Susana Palermo de Souza.

17h30 às 19h – Autores de língua portuguesa: quanto vale um prêmio literário?
Com os escritores Silviano Santiago e Maria Valéria Rezende.
Mediação da curadora Selma Caetano.
Os prêmios literários têm como objetivo a promoção e o reconhecimento dos escritores e suas obras. Essa mesa propõe refletir sobre o impacto das premiações na imprensa, no público leitor e na trajetória dos autores.
Esta mesa é apoiada pelo Prêmio Oceanos de Literatura.

O Certificado de participação será entregue a todos os participantes, sejam eles pesquisadores ou público comum, que tiverem 75% de presença comprovada no evento. Eles serão emitidos e entregues, por e-mail, pela Câmara Brasileira do Livro, no prazo de 30 dias após o término do seminário.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Maria Valéria Rezende

Maria Valéria Rezende

Romancista, autora de contos, crônicas, livros infantis e de não ficção, muitos deles premiados. É graduada em Língua e Literatura Francesa na Universidade de Nancy e em Pedagogia na PUC-SP e mestre em Sociologia pela UFPB.
(Foto: Acervo Pessoal)

Cristhiano Aguiar

Cristhiano Aguiar

Escritor, crítico literário e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. É autor dos livros de contos Gótico nordestino (Alfaguara) e Na outra margem, o Leviatã (Lote 42).
(Foto: Renato Parada)

Elaine Cristina Prado do Santos

Elaine Cristina Prado do Santos

Doutora em Letras Clássicas pela USP; Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras, UPM; Coordenadora do Curso de Letras, UPM; Membro da Comissão do Projeto Pedagógico do Curso de Letras, UPM;  Autora de artigos em veículos nacionais e internacionais, de capítulos e de livro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Francis Manzoni

Francis Manzoni

Doutor em História pela PUC-SP, com passagem pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, na França. Atuou como consultor da área de literatura do Sesc São Paulo e atualmente é coordenador editorial nas Edições Sesc.
(Foto: Acervo Pessoal)

Irene Vida Gala

Irene Vida Gala

Diplomata, com 37 anos de carreira, e atualmente ocupa o cargo de Subchefe do Escritório de Representação do Itamaraty em São Paulo. Especializou-se nas relações do Brasil com países do continente africano e publicou um livro intitulado Política Externa como Ação Afirmativa. Projeto e Ação do Governo Lula na África - 2003/2006. Em 2018-2019, ministrou o curso de Estudos Regionais África na ESPM, onde criou o grupo de estudos sobre o continente. Tem feito palestras e escrito artigos em que aborda temas sobre África contemporânea, relações Brasil - África e sua relação com o racismo no Brasil. Ela serviu em postos no continente africano, bem como na Missão do Brasil na ONU e no Consulado do Brasil em Roma, entre outros. Foi Embaixadora do Brasil em Gana, entre 2011 e 2017. No ERESP, lançou o Projeto MONUEM - ERESP, com o propósito de levar simulações do Modelo ONU a alunos da escola pública de São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)

João Hilton Sayeg de Siqueira

João Hilton Sayeg de Siqueira

Doutor em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1986), Doctor Honoris Causa de Iberoamerica pelo Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidade Educativa e  Pós-Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Coordenador Adjunto da Comissão Nacional do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP).
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria dos Prazeres Santos Mendes

Maria dos Prazeres Santos Mendes

Mestre em Teoria Literária e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC SP. Professora de graduação e pós graduação  no programa de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marina Sartori de Toledo

Marina Sartori de Toledo

Licenciada em Artes (FAAP) e Mestre em Artes/ Teatro (ECA/USP). Foi professora de Artes e História da Arte em diversos colégios de São Paulo. Atua na área de exposições e museus, coordenando projetos educativos e formação de mediadores e professores. De 2007 a 2015 coordenou o Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa e no momento atua como Assistente Técnica da Diretoria do IDBrasil, no âmbito da reconstrução do Museu.
(Foto: Acervo Pessoal)

Regina Helena Pires de Brito

Regina Helena Pires de Brito

Pós-Doutora em Comunicação e Sociedade pela Universidade do Minho, Doutora e Mestre em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo. Coordenadora do Núcleo de Estudos Lusófonos e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rosângela Sarteschi

Rosângela Sarteschi

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atua na linha de pesquisa "Literatura e experiência histórica nos países de língua portuguesa", abordando temas como literatura e sociedade, ensino de literatura, literatura negra brasileira, literatura e política.
(Foto: Acervo Pessoal)

Selma Caetano

Selma Caetano

Graduada em Literatura Portuguesa e Brasileira pela PUC-SP e mestre em Gestão Cultural, é diretora da Oceanos Cultural especializada nas atividades de criação e produção culturais, nas áreas de literatura, artes visuais, cinema, vídeo e fotografia. Entre outras publicações, organizou com José Castello O livro das palavras – conversas com escritores, coletânea de 30 entrevistas, textos críticos e biografias de escritores de língua portuguesa, Editora Leya, 2013.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ungulani Ba Ka Khosa

Ungulani Ba Ka Khosa

Premiado escritor e professor moçambicano. Exerceu funções importantes em Moçambique como as de Diretor do Instituto Nacional do Livro e do Disco e Diretor Adjunto do Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual de Moçambique. Durante a década de 90, foi cronista assíduo de vários jornais. Foi Secretário-Geral da Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) e Diretor do Instituto Nacional do Livro e do Disco (INLD).
(Foto: Acervo Pessoal)

Silviano Santiago

Silviano Santiago

Dentre suas obras romances, contos, ensaios literários e culturais. É doutor em Letras pela Sorbonne, professor na PUC-Rio e também professor emérito da UFF.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

22/11/2018 a 23/11/2018

Dias e Horários

Quinta e Sexta, 10h às 19h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de Outubro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis