Programa
Este curso aborda a III Conferência Municipal de Cultura de São Paulo, realizada em 2013, como mecanismo de participação e estímulo à diversidade cultural. Na introdução apresentam-se os marcos teóricos e conceituais mobilizados no debate sobre participação, diversidade e cidadania cultural, com foco no contexto brasileiro.
Faz-se, depois, a contextualização dos conceitos de participação, cidadania cultural e diversidade, que consistem nos marcos do debate para analisar o caso da III Conferência Municipal de Cultura de São Paulo. Discute-se, por fim, a forma pela qual esses temas entram na pauta das políticas culturais a partir de diretrizes internacionais (especialmente da Unesco), bem como os avanços desse debate no contexto brasileiro nos anos 1990 (na gestão de Marilena Chauí na Secretaria Municipal de Cultura) e nos anos 2000 (gestões de Gilberto Gil e Juca Ferreira no MinC).
A experiência da III Conferência Municipal é apresentada a partir de dois eixos: metodologia e resultados. A apresentação da metodologia abarca as ferramentas utilizadas para garantir a participação (como, por exemplo, a realização das pré-conferências regionais, o processo de sistematização de propostas, a condução das discussões nos grupos de trabalho e a eleição das propostas prioritárias). Já os resultados são expostos a partir de três categorias analíticas: cidadania cultural, território e identidade e institucionalização das políticas culturais. A palestra contempla, ainda, as principais decorrências do processo participativo, dentre as quais a inserção de outros grupos culturais no debate (movimentos culturais de periferias, culturas populares, surdos), a eleição de delegados representativos da diversidade cultural da cidade e os exemplos de propostas que refletiram essas transformações nesse locus de participação.
As inscrições podem ser feitas a partir de 29 de julho, às 14h, pela Internet ou nas unidades do Sesc em São Paulo.
(Foto: Sylvia Masini)
Palestrantes
Bibliografia
Bibliografia
DO VAL, Ana Paula; LIMA, Luciana Piazzon Barbosa; VASCONCELOS-OLIVEIRA, Maria Carolina e PINTO, Viviane (org) (2014). Participação e cidadania cultural - A experiência da III Conferência Municipal de Cultura de São Paulo. São Paulo: Imprensa Oficial e Secretaria Municipal de Cultura.
BARROS, José Márcio (2008). "Cultura, diversidade e os desafios do desenvolvimento humano" In: BARROS, José Márcio (org) (2008). Diversidade Cultural: da proteção à promoção. Belo Horizonte: Autêntica.
BOTELHO, I. As dimensões da cultura e o lugar das políticas públicas. São Paulo em Perspectiva, 15 (2) 2001.
MACHADO, Bernardo Novais da Mata (2000). "Diretrizes para o planejamento de uma Politica Pública de Cultura" In: FARIA, Hamilton e NASCIMENTO, Maria Ercília (orgs) Desenvolvimento Cultural e Planos de governo. São Paulo, Instituto Pólis.
NIVÓN-BOLÁN, Eduardo (2006). "El debate internacional de la política cultural", pp. 77-110. In: La política cultural. Temas, problemas y oportunidades. México: CONACULTA/FONCA.
PNUD (2004). Relatório do Desenvolvimento Humano 2004. Liberdade cultural num mundo diversificado. Nova Iorque: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
RUBIM, A. Políticas culturais no Brasil: tristes tradições, enormes desafios. In: Rubim, A & Barbalho, A. (org), Políticas Culturais no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2007. p. 11-36.
_________. As políticas culturais e o governo Lula. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2011.
SMC (1992). “Cidadania Cultural em ação 1989/1992: prestação de contas da Secretaria Municipal de Cultura aos cidadãos”. São Paulo: Prefeitura Municipal de São Paulo.
TURINO, Célio (2010). "Ponto de cultura: a construção de uma política". In: Ponto de cultura: o Brasil de baixo para cima. São Paulo: Anita Garibaldi.