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III Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura - Por uma Educação Transformadora

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Programa

16/3 - 16h às 18h
Mesa 1 - Paulo Freire, presente!
Em 19 de setembro de 2021, iremos comemorar seu centenário! Retomar os conceitos e princípios fundamentais de Paulo Freire é, hoje mais do que nunca, fundamental para que possamos seguir na busca de igualdade de oportunidades e garantia de acesso aos bens culturais, da valorização pelo conhecimento construído em diferentes contextos, do lugar da troca e da interação entre estudantes, educadores e comunidades e principalmente do valor do ser humano.
Convidados: Abdeljalil Akkari (Suíça), Sérgio Haddad (Brasil) e José Eustáquio Romão (Brasil).
Mediação: Bel Santos Mayer.

17/3 - 16h às 18h
Mesa 2 - O valor da escola pública para além da pandemia
A pandemia expôs a falta que a escola faz na vida social e nos levou a discutir publicamente quais condições precisam ser geradas para que profissionais e alunos possam voltar ao ambiente escolar. A escola é única por ser espaço protegido, de convivência da diversidade cultural, étnica e racial, onde os efeitos da desigualdade econômica podem ser minimizados. A pandemia nos obriga a olhar para a desigualdade de condições a que os estudantes estão expostos e a criar um ambiente acolhedor para que todos possam seguir seus estudos. Os riscos da evasão e do abandono estão mais presentes do que nunca e isso exige uma reorganização profunda do funcionamento escolar. Ao mesmo tempo, é imperativo defender a educação pública do desprestígio dos espaços escolares, dos profissionais da educação e do conhecimento.
Convidados: Rodrigo Ciríaco (Brasil), Rosa Maria Torres (Equador) e Tawane Theodoro (Brasil).
Mediação: Tereza Perez.

18/3 - 14h às 16h
Mesa 3 - Tecnologia e educação
Temos um enorme atraso em relação à conectividade nas escolas e ao uso significativo dos recursos tecnológicos para a aprendizagem. A pandemia deu visibilidade para esse atraso, além de escancarar a enorme desigualdade em nosso país. Estudar hoje não se limita a conseguir uma vaga na escola. Além da vaga, é preciso que cada estudante e cada docente tenham acesso à internet e a equipamentos com qualidade, e que tenha condições de desenvolver suas competências digitais. É possível continuar concebendo a educação sem considerar a tecnologia para todas as pessoas?
Convidados: Ines Dussel (México), Gláucio Ramos (Brasil) e Maria Augusta Maia de Araujo (Brasil)
Mediação: Angela Danneman.
 
19/3 - 16h às 18h
Mesa 4 - Que leitores queremos formar?
Todos os seres humanos têm direito à literatura e a tudo o que ela pode propiciar: conhecimento de mundo, ampliação das experiências pessoais, fruição estética, conhecimento linguístico, imaginação e muito mais!
As políticas públicas de educação e cultura precisam proporcionar ações constantes, com qualidade e abrangência, para garantir esse direito a todas as pessoas.
A literatura infantil não pode estar ausente da escola. É preciso que tenhamos um acervo de qualidade no ambiente escolar, contando com a vasta produção editorial de qualidade presente em nosso país e de bons programas de formação docente para alcançarmos a meta de formação leitora que tanto almejamos.
Convidados: Marina Colasanti (Brasil), Mônica Correia Baptista (Brasil) e Luciana Gomes (Brasil)
Mediação: Dolores Prades.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.


As inscrições podem ser feitas a partir do dia 24/02, pelo site https://www.artepalavraeleitura.com.br

Outras informações sobre a programação, convidados e instituições realizadoras também podem ser encontradas no site.


(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Abdeljalil Akkari

Abdeljalil Akkari

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, onde atua como professor e diretor da Faculdade de Educação (SSED). É pós-doutor pela Universidade de Baltimore (USA) e consultor da Unesco e outras organizações internacionais. Realiza estudos sobre desigualdades educacionais, pedagogias alternativas, educação comparada e conexões entre culturas multiculturalismo, e educação em diversos contextos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Angela Dannemann

Angela Dannemann

Bacharel em Engenharia Química pela UFBA e mestre em Administração pelo IBMEC-RJ. É superintendente do Itaú Social e líder parceira da Fundação Avina, participa do Conselho Deliberativo da AACD, da Fundação Octacílio Coser, do Instituto Verdescola. Participa do Conselho Fiscal da Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho, do Conselho Superior de Responsabilidade Social (FIESP) e é associada da Associação Brasileira de Avaliação Educacional, da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação e da American Evaluation Association.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bel Santos Mayer

Bel Santos Mayer

Educadora social, mestra em turismo (PPGTUR/EACH/USP), coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário - IBEAC, co-gestora da Rede LiteraSampa.
(Foto: Val Rocha)

Dolores Prades

Dolores Prades

Publisher da Emília e consultora editorial, é doutora em história econômica pela USP e especialista em literatura infantil e juvenil pela Universidade Autônoma de Barcelona. Diretora do Instituto Emília e do Laboratório Emília de Formação. Curadora e coordenadora dos seminários Conversas ao Pé da Página (2011/2015) e do Seminário Arte, palavra e leitura desde 2108. Coordena no Brasil da Cátedra Latinoameriacana y Caribeña de Lectura y Escritura. Professora convidada do Master da Universidad Autonoma de Barcelona. Curadora da FLUPP Parque (2014 /2105). Membro do júri do Prêmio Hans Christian Andersen 2016 e do Bologna Children Award 2016. Foi membro do Júri  do Chen Bochui International Children's Literature Award (CICLA). Consultora da Feira de Bolonha para para a América Latina desde 2018.
(Foto: Acervo Pessoal)

Gláucio Ramos

Gláucio Ramos

Doutor em Letras, contador de história, escritor infantil, empreendedor social na área de formação de leitores, autor do projeto social Leitura na Equina - biblioteca itinerante. É vencedor dos prêmios Detran de educação (2017-2018), Professores do Brasil (MEC, 2018) e Espírito Público (2019). Atualmente, é coordenador das bibliotecas escolares da Secretaria de Educação do Paulista, atuando no fomento de políticas públicas para a formação de leitores.
(Foto: Acervo Pessoal)

Inés Dussel

Inés Dussel

Professora pesquisadora do Departamento de Pesquisas Educativas do CINVESTAV-IPN (México) e membro do Sistema Nacional de Investigadores (SNI) do México, Categoria III. É doutora em Educação (Ph.D.) formada pela Universidade de Wisconsin-Madison. Foi diretora da Área de Educação da FLACSO/Argentina entre 2001 e 2008, e professora visitante na Universidade de Paris VIII e Humboldt, em Berlim. Recebeu, em 2018, o Humboldt Research Award, concedido pelo Alexander von Humboldt Stiftung (Alemanha) em reconhecimento à sua trajetória acadêmica. Seus temas atuais de pesquisa estão ligados à cultura visual e digital, em uma perspectiva histórica e pedagógica.
(Foto: Acervo Pessoal)

José Eustáquio Romão

José Eustáquio Romão

Diretor fundador do Instituto Paulo Freire do Brasil. Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo. Secretário Geral do Conselho Mundial dos Institutos Paulo Freire. Diretor e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado e Mestrado), na Universidade Nove de Julho. Professor visitante na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, (Portugal), na Universidad de la República (Uruguai), na Universidad del Cauca (Colômbia) e na Universidade da California (Estados Unidos). Pesquisa o pensamento de Paulo Freire, avaliação e educação municipal. É autor de mais de uma dezena de livros, de mais de duas dezenas de capítulos de livros e mais de 50 artigos publicados em periódicos científicos nacionais e estrangeiros.
(Foto: Acervo Pessoal)

Luciana Gomes

Luciana Gomes

Paraibana em São Paulo e moradora da comunidade Real Parque. Tem 38 anos, é  formada em pedagogia e pós-graduada em Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica pelo Instituto Vera Cruz. Atualmente trabalha no ateliescola  Acaia, compondo a equipe da biblioteca e do Barraco Escola. Integra a coordenação do Instituto Çarê e faz parte da Coletiva Fiandeiras.
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Augusta Maia de Araujo

Maria Augusta Maia de Araujo

Pedagoga, especialista em Gestão Cultural, atua há 30 anos na educação. Atualmente é assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc São Paulo, junto ao Núcleo de Infâncias e Juventudes.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marina Colasanti

Marina Colasanti

Escritora, jornalista, tradutora, nascida na Eritreia, então colônia italiana. No Brasil, estudou na Escola Nacional de Belas Artes e começou uma carreira de artista plástica, deslocando-se mais tarde para o jornalismo. Como escritora, publicou mais de 60 livros entre contos, poesia, ensaio e literatura infantojuvenil. Recebeu sete prêmios Jabuti, o Grande Prêmio da Crítica da APCA, dois prêmios Melhor Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro, o prêmio da Biblioteca Nacional para poesia e três prêmios latino-americanos. Tornou-se hors-concours da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), após ter sido várias vezes premiada.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mônica Correia Baptista

Mônica Correia Baptista

Professora Associada do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona. Coordenadora da linha de Pesquisa Educação Infantil, do Mestrado Profissional da FaE/UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Leitura e Escrita na Primeira Infância – LEPI/FaE/UFMG. Pesquisadora do Centro de Alfabetização Leitura e Escrita – CEALE/FaE/UFMG e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Infância e Educação Infantil  - NEPEI/FaE/UFMG. Coordenou o projeto nacional Leitura e Escrita na Primeira Infância. Membro do Fórum Mineiro de Educação Infantil. Desenvolve pesquisas nas áreas de oralidade, leitura e escrita, currículo, formação de professores, políticas públicas e literatura, na Educação infantil. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Alfabetização - ABALf.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rodrigo Ciríaco

Rodrigo Ciríaco

Educador, escritor, produtor cultural e historiador formado pela USP. Autor de 05 livros, entre eles "Te Pego Lá Fora", "Vendo Pó...esia", e dos infantis "Menino Moleque Poeta Serelepe" e "Vovó virou Semente", adotados pelas salas de leitura da Prefeitura e Governo do Estado de São Paulo. É idealizador da "Pedagogia dos Saraus", método de incentivo à leitura, produção escrita e difusão literária em escolas públicas estaduais e municipais, tendo realizado a formação de mais de 600 educadores/as em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e apoio da Fundação Tide Setubal. Fundador do espaço cultural "Casa Poética" e criador do "SarauZim - Sarau infantil", foi autor convidado da Bienal do Livro de SP (2022), FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty (2020), Arte da Palavra - SESC (2018), Primavera Literária Brasileira / Europa (2018), Salão do Livro de Paris (2015 e 2013) entre outros. É curador da FliCanga: Festa Literária do Cangaíba.
(Foto: Renata Armelin)

Rosa María Torres

Rosa María Torres

Pedagoga, linguista e pesquisadora. Assessora internacional em cultura escrita e educação de jovens e adultos, realizou missões de assessoria em toda a América Latina, África e Ásia. Trabalhou para a UNICEF e para a UNESCO. No Equador, foi ministra da Educação e Culturas (2003). Coordenou o Pronunciamento Latino-americano para uma Educação para Todos e foi responsável pela redação do Documento-base da Década das Nações Unidas para a Alfabetização (2003-2012). Membro de comitês e júris internacionais ligados à UNESCO, ao Instituto Paulo Freire, Open Culture, Qatar Foundation e Open Society Foundations, desde 2009, gerencia OTRA?DUCACION (http://otra-educacion.blogspot.com/), seu blog pessoal.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sérgio Haddad

Sérgio Haddad

Doutor em História e Sociologia da Educação (USP). Foi professor visitante do Centro de Estudos Brasileiros na Universidade de Oxford (UK) e membro da Comissão Nacional de Alfabetização, do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, do Conselho Técnico Científico de Educação Básica da CAPES, do Conselho Internacional de Educação de Adultos (ICAE). Atualmente, é pesquisador da ONG Ação Educativa e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul. É pesquisador Sênior do CNPQ e autor de vários livros e artigos sobre políticas públicas, educação e sociedade civil, dentre eles O educador, um perfil de Paulo Freire.
(Foto: Acervo Pessoal)

Tawane Theodoro

Tawane Theodoro

Poeta, 22 anos, nascida e criada no bairro do Capão Redondo/Zona Sul (Zona Show) da cidade de São Paulo. Formadora do Slam Interescolar (projeto do Slam da Guilhermina) e uma das organizadoras do Sarau do Capão e do Slam do Bronx. Campeã do Slam SP, em 2018 (terceiro lugar, na edição 2019, e quarto lugar, na edição de 2020). Participou também do Slam BR nos últimos três anos. Autora do livro: Afrofênix: A fúria negra ressurge (Editora Quirino, 2019).
(Foto: Acervo Pessoal)

Tereza Perez

Tereza Perez

Pedagoga, diretora-presidente da Comunidade Educativa CEDAC, e está à frente de diversas iniciativas voltadas para a melhoria das condições de aprendizagem nas escolas públicas brasileiras. Lidera a implementação de projetos e programas de formação continuada em todo o país. Coordenou os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. É coautora e coordenadora de uma série de publicações voltadas à sistematização de conhecimentos sobre políticas públicas educacionais e práticas pedagógicas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

16/03/2021 a 19/03/2021

Dias e Horários

Terça a Sexta, 16h às 18h.

Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 24/2

Vagas Limitadas.

Local

Em Casa

Valores

Grátis