Atividades

Lançamento de livro derivado de pesquisa em antropologia

Ijexá, O Povo Das Águas

Voltar para o início Ijexá, O Povo Das Águas

Programa

O trabalho lança novas pistas para os estudos afro-brasileiros sobretudo no que diz respeito ao lugar ocupado pelos terreiros na cidade de Salvador e participação de outros grupos africanos no processo de  resistência dos candomblés.

O cruzamento  de documentos do Arquivo Público do Estado da Bahia - APEB, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia - BPEB, do Arquivo da Cúria Metropolitana de Salvador - ACMS, da Biblioteca Frederico Edelweiss e Centro de Estudos Bahianos da Universidade Federal da Bahia - UFBA, da Federação Nacional dos Cultos Afro-BrasIlêiros - FENACAB, da Biblioteca Nacional Digita - BNDigital, da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé da Fundação Pedro Calmon do Estado da Bahia e do Setor de Documentação e Memória da Polícia Militar da Bahia juntamente com a tradição oral do terreiro e depoimentos recolhidos no estado do Rio de Janeiro permitiu o autor reconstruir a história de grupos africanos ijexás distribuídos no Dique do Tororó, no Queimadinho, na Quinta das Beatas, no Pau Míúdo e na região central da cidade e demonstrar o deslocamento de uma destas famílias entre o período de 1893 e 1896, ocasião em que nasce e é batizado Severiano Santana Porto fundador do Ile Axe Kalebokun, para a Peninsula de Itapagipe. A busca dos parentes da africana Maria Geralda,  mãe de Severiano,ajudou o autor reencontrar outros ijexás de importância significante para o processo de consolidação do candomblé do século XIX e início do século XX como Majebasã, mãe de Martiniano Eliseu do Bonfim, Pedro Autran, esposo de Ianassô que retorna com ela para o continente africano após a revolta dos Malês e por fim Julia Bugan, fundadora do candomblé conhecido como Língua de Vaca desapropriado na década de 1970 para ceder espaço a implantação do Departamento de Polícia Técnica da Bahia.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Vilson Caetano de Sousa Júnior

Vilson Caetano de Sousa Júnior

Pós doutor em Antropologia pela Unesp. Professor associado da UFBA e professor colaborador do Programa em Estudos Pós Graduados em Antropologia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

18/01/2020 a 18/01/2020

Dias e Horários

Sábado, 14h às 16h.

As inscrições podem ser feitas a partir de 20 de dezembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora