Atividades

Histórias de mulheres plurais, situando seus processos de envelhecimento, frente aos desafios pandêmicos

Curso Presencial
(Im)Permanências: História Oral, Mulheres e Envelhecimento na Pandemia

Voltar para o início (Im)Permanências: História Oral, Mulheres e Envelhecimento na Pandemia

Programa

Palestra sobre esta obra, que é o resultado da construção coletiva de um acervo, composto por entrevistas de história oral, realizadas durante a pandemia de Covid-19, a partir da interface "mulheres e envelhecimento".

Partindo de redes de pesquisa e de apoio, 74 pesquisadoras e pesquisadores das diversas regiões do Brasil, se mobilizaram para a escrita dos 40 capítulos que seguem. Cada capítulo corresponde a uma trajetória de vida: histórias de mulheres plurais, situando seus processos de envelhecimento, frente aos desafios pandêmicos.

As narrativas - transcritas, editadas e cuidadosamente apresentadas - contribuem para os debates públicos sobre as experiências contemporâneas dessas mulheres, num esforço coletivo de análise dos impactos sociais do isolamento social e da pandemia de Covid-19.

O livro traz um registro das vivências, medos, esperanças, memória e luta, a partir das narrativas em primeira pessoa, ou seja, as falas das próprias mulheres referentes às variadas percepções do envelhecimento. O Brasil é um país continental e os idosos possuem características próprias, além da diversidade/pluralidade/complexidade do envelhecimento humano nos diversos territórios do país.

Assim, mulheres: quilombolas, ribeirinhas, intelectuais, professoras, ativistas, cuidadoras, mulheres trans, lésbicas, indígena, dentre outras, colorem narrativas sobre o que é ser mulher na pandemia.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Para ingressar nas unidades do Sesc no estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:

- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina.

-Crianças de 5 a 11 anos devem apresentar comprovante evidenciando uma dose (consulte o calendário e as orientações do município onde acontecerá a atividade).

*O acesso as unidades do Sesc estão sujeitas a legislação municipal em relação a Covid-19.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/3, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** A declaração será enviada automaticamente em até 10 dias após a finalização da atividade e caso isso não ocorra, você poderá solicitar pelo e-mail: declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

(Foto: Editora Letra e Voz. Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Lívia Morais Garcia Lima

Lívia Morais Garcia Lima

Doutora em Educação pela Unicamp. Pesquisadora colaboradora do Centro de Memória Unicamp (CMU), do Centro de Memória Urbana da Unifesp (CMUrb). Realiza estágio pós-doutoral no Instituto das Cidades da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), com bolsa FAPESP. Autora de diversos artigos, capítulos de livro e livros, e recentemente co-organizou a obra em dois volumes “(Im)permanências: História oral, mulheres e envelhecimento na pandemia”(Letra eVoz 2021).
(Foto: Anabela Leandro)

 

Denise Nacif Pimenta

Denise Nacif Pimenta

Antropóloga e pesquisadora do Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), unidade da Fundação Oswaldo Cruz em Minas Gerais. É professora do curso de Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Fiocruz-Minas e do Mestrado Profissional Educação e Docência (Promestre) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua formação e experiência profissional é marcadamente interdisciplinar e trabalha com temáticas sobre os aspectos sociais das doenças tropicais/negligenciadas, processos epidêmicos, estudos sociais da ciência e tecnologia e divulgação científica.
(Foto: Acervo Pessoal)

Juniele Rabêlo de Almeida

Juniele Rabêlo de Almeida

Professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense. Doutora em História Social (USP) e mestre em História (UFMG). Realizou pós-doutorado em 2011 (UFMG) e 2020 (University of California, UC Berkeley; UFRGS). Co-coordenação do "Laboratório de História Oral e Imagem" (LABHOI-UFF). Integra: a Editoria da Revista Tempo (UFF), o Comitê Editorial da Revista de História Oral (ABHO) e a co-coordenação (Brasil) da Public History Weekly. Professora de História do Brasil Contemporâneo, com publicações na interface: história oral; história pública; trajetórias de vida; movimentos sociais; corpo-história; resistências libertárias e tempo presente. Integra o coletivo autogestionado @debatespublicosnahistoria - Rede Brasileira de História Pública.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

27/04/2022 a 27/04/2022

Dias e Horários

Quarta, 18h às 20h.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 28/3, até o dia 25/4.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora