Atividades

Fotografia, cinema e vídeo na série fotográfica Potsdamer Platz

Imagem Espessura: entre fotografia, cinema e vídeo

Voltar para o início Imagem Espessura: entre fotografia, cinema e vídeo

Programa

O livro Imagem Espessura: entre fotografia, cinema e vídeo é o resultado da pesquisa de doutorado realizada por Lucy Figueiredo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/ SP finalizada em 2015.

O trabalho consiste em analisar os processos  de sobreposições espaço-temporais a partir da reflexão sobre os estados de imagem, encontrados na série fotográfica Potsdamer Platz, 1997-1999, de Michael Wesely.

Esse adensamento imagético se traduz no conceito de imagem espessura   que é utilizado ao longo da investigação como eixo principal de análise.

O trabalho de Michael  Wesely, que é referência na fotografia contemporânea, traz a idéia de se condensar a fotografia por meio de vários instantes em um continuum, em uma imagem palimpsesto.

Em suas fotografias o que se revela é um tempo não mais encapsulado enquanto instante, mas sim, um transcorrer temporal que parece imbuído da tarefa de corroer todos os vestígios da aparência,  que por sua vez  surgem,  do conflito entre movimento e estase.

A opção metodológica para o entendimento das distensões espaço-temporais encontradas nessas imagens, foi guiada pela observação de fotografias, pinturas e filmes e pela construção de gráficos e diagramas que favorecem a compreensão do funcionamento de conceitos e estruturas sistêmicas que evidenciam os processos relacionais entre as linguagens.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Ilustração: Capa do Livro Imagem Espessura)

Palestrantes

Lucy Figueiredo

Lucy Figueiredo

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autora do livro "Imagens Polifônicas: corpo e fotografia" (Annablume, 2007). Realiza pesquisa e criação em fotografia e vídeo.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

27/10/2017 a 27/10/2017

Dias e Horários

Sexta, 19h30 às 21h30

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de setembro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora