Curso Presencial
Imagens e figuras do Sertão: um olhar psicanalítico
Voltar para o início

Programa
O recorte que a psicanálise pode fazer ao tomar o sertão como modo de abordar o inconsciente no Brasil, talvez esteja na conhecida passagem de Grande sertão veredas, de Guimarães Rosa: "sertão é isto: o senhor empurra para trás, mas de repente ele volta a rodear o senhor dos lados. Sertão é quando menos se espera". Como os elementos do inconsciente, que retornam inadvertidamente do recalcado, o sertão transborda as barreiras racionais daquilo que foi arquitetado para o Brasil, mostrando que o país é mais arisco do que querem crer perspectivas colonizadoras.
Se "Sertão é o que não se vê", no dizer de Heloisa Starling, a psicanálise pode ser uma lente primorosa de olhar por entre as dobras desse universo onde a vida é matéria vertente. Nesse sentido, o curso deve explorar as possibilidades heurísticas abertas pelo saber psicanalítico, lançando um renovado olhar sobre escritores e imagens que tomaram para si a tarefa impossível de dar sentido ao sertão. Ao mesmo tempo, como numa via de mão dupla, o próprio olhar psicanalítico, seus conceitos e limites teóricos também serão problematizados pelas imagens do sertão. Elas concentram em si mesmas a potência de outras veredas e recusam o lugar de simples suporte do universo simbólico dado pelas palavras hegemônicas.
Aula 1 - As imagens do Sertão a partir de um prisma psicanalítico
O desejo entre a liberdade e a opressão - a matéria artística para a abordagem desse conflito; um lugar sem fronteiras: interioridade e exterioridade radicais; Civilização/barbárie: a instituição violenta da Lei e as faces da liberdade entre os fora da Lei.
Aula 2 - O universo onírico em Vidas Secas, de Graciliano Ramos
Espaço onírico e a potência do desejo nas personagens do romance: Fabiano; Sinhá Vitória; A cachorra Baleia.
Aula 3 - Progresso e barbárie: a conversão de Euclides da Cunha nas entranhas da república brasileira.
A escrita/testemunho dos Sertões e a conversão de Euclides: nascimento de um grande escritor; A narrativa do massacre dos sertanejos pelos soldados da república; Corrosão dos ideais da república e da crença irrefletida no progresso; As imagens de Canudos: repetição traumática da violência do Estado sobre os excluídos.
Aula 4 - Guimarães Rosa: sertão, lugar infinito.
Entre-lugares e encruzilhadas: veredas e redemoinhos; Ser sujeito como Isso: os lugares diabólicos da alma; Sobre as formas de amor fora da Lei: Riobaldo e Diadorim.
Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Alessandra Affortunati Martins
Psicanalista, filósofa e escritora. Doutora em Psicologia Social (USP). É colunista da Revista Cult e autora de diversos livros.
(Foto: Acervo Pessoal)

João Paulo Ayub Fonseca
Psicanalista, doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolveu em sua tese de doutorado estudo sobre a linguagem e a experiência na literatura de Graciliano Ramos.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
24/11/2023 a 15/12/2023
Dias e Horários
Sextas, 10h às 12h30.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 24/11.
Enquanto houver vagas.