Curso Presencial
Incorporar a poesia de Manoel de Barros
Voltar para o início
Programa
A poesia de Manoel de Barros nos convoca a voar fora da asa. O poeta nos lembra: "Poesia não é para compreender, mas para incorporar". E esse curso é uma jornada para se aproximar da poética de Manoel a partir de leituras de seus versos, conversas sobre sua trajetória, além também de experimentos de escrita.
Manoel detalha a "didática da invenção", fala do "ensino pela ignorância", comenta sobre se conhecer ao conhecer a inocência da natureza, assim o poeta pouco a pouco sussurra maneiras de desaprender e celebra o prazer de carregar água na peneira. A partir da poesia de Manoel, vamos nos perguntar o que está pra além das palavras do poeta: qual é a relação com a vida que cada verso nos convida a incorporar?
Nosso curso é para todas as pessoas interessadas em poesia, para todas as pessoas dispostas a se envolver nas águas e gorjeios que Manoel faz emergir das palavras.
Serão 4 encontros, cada um a partir de temas cruciais na poesia de Manoel:
1. "Escrever seria o mesmo que carregar água na peneira" - Sobre delirar a língua
2. "Procure ser árvore" - Sobre amolecer o olho no horizonte
3. "Eu preciso ser Outros" - Sobre ser estudado em gente
4. "Desaprender oito horas por dia" - Sobre pronunciar as coisas que não existem
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/1 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Acervo da família)
Palestrantes
André Gravatá
Poeta e educador. Muitos dos seus poemas nasceram enquanto seus pés se moviam nas ruas dos dias e dos sonhos. Escreveu os livros Converseiro da natureza, O aniversário da terra, O pulo da carpa, O jogo de ler o mundo, entre outros; e é coautor dos livros Volta ao mundo em 13 escolas, com o coletivo Educ-ação.
(Foto: Fábio H. Mendes)
Data
25/02/2026 a 06/03/2026
Dias e Horários
De 25/2 a 6/3, quartas e sextas, das 15h às 17h