Atividades

As heroínas da Independência

Curso Presencial
Independência do Brasil: As Mulheres que Estavam Lá

Voltar para o início Independência do Brasil: As Mulheres que Estavam Lá

Programa

O período marcado pelas lutas de Independência do Brasil, entre o fim do século XVIII e as primeiras décadas do XIX, legaram alguns dos episódios mais marcantes de nossa história, desde a Conjuração mineira, movimento ocorrido em 1789, até as revoluções que incendiaram o Nordeste do país a partir de 1817.

As narrativas desses momentos heroicos, no entanto, não costumam destacar a atuação das mulheres que, mesmo diante de interdição para participar da vida política, ocuparam a cena pública e tomaram corajosamente parte nesses combates por meio de diferentes estratégias. Seja escrevendo panfletos anticoloniais, conspirando nos bastidores do poder, ou mesmo liderando revoltas e lutando no front, as mulheres desempenharam papéis chave nesse momento decisivo.

Sete delas são recuperadas neste livro: Hipólita Jacinta Teixeira de Melo, Bárbara de Alencar, Urânia Vanério, Maria Felipa de Oliveira, Maria Quitéria de Jesus, Maria Leopoldina da Áustria e Ana Lins. Escritos pelas historiadoras e escritoras Antonia Pellegrino, Cidinha da Silva, Heloisa Starling, Marcela Telles, Patrícia Valim, Socorro Acioli e Virgínia Siqueira Starling, os textos da edição trazem de volta essas heroínas para participar, com justiça, das celebrações dos duzentos anos da Independência do país.

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/9 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Socorro Acioli

Socorro Acioli

Jornalista, mestre e doutora em estudos de literatura pela UFF. Escreveu diversos livros, entre eles A bailarina fantasma (2015).
(Foto: Acervo Pessoal)

Heloisa Starling

Heloisa Starling

Historiadora, cientista política e professora titular-livre da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autora de Os senhores das Gerais (1986), Lembranças do Brasil (1999), Brasil: Uma biografia (2015), com Lilia Moritz Schwarcz, República e democracia: Impasses do Brasil contemporâneo (2017) e Ser republicano no Brasil colônia (2018), entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal
)

Antonia Pellegrino

Antonia Pellegrino

Nasceu no Rio de Janeiro, em 12 de agosto de 1979. Formou-se em ciências sociais e fez mestrado em literatura, cultura e contemporaneidade, pela PUC-Rio. Com 20 anos de experiência como roteirista, Antonia é premiada pela Academia Brasileira de Letras, Academia do Cinema Brasileira, ABRA, New York Film Festival e foi indicada ao Emmy. É autora de textos publicados no caderno Ilustríssima, revista Piauí, Vogue, Trip, 451, entre outros. Foi colunista da revista TPM e da Folha de S.Paulo. Tem contos em diversas antologias, entre elas Granta Brasil e Portugal. Publicou o livro Cem Ideias Que Deram Em Nada, em 2014. Se tornou uma voz ativas no movimento de mulheres graças ao trabalho na plataforma #AgoraÉQueSãoElas. É criadora do podcast "Mulheres na Independência", da Globoplay.
(Foto: Acervo Pessoal)

Marcela Telles Elian

Marcela Telles Elian

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais.  Pesquisadora do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória/UFMG desde 2003. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: sertão, canção popular, república.
(Foto: Editora Bazar do Tempo)

Data

05/10/2022 a 05/10/2022

Dias e Horários

Quarta, 19h30 às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 27/9, até o dia 4/10.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora