Indicadores da Qualidade na Educação
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Programa
Os indicadores constituem uma metodologia de autoavaliação escolar, apoiada por um conjunto de materiais, que reúne indicadores educacionais qualitativos, de fácil compreensão, capazes de mobilizar a participação dos diferentes atores da escola – estudantes, professores(as), gestores(as), familiares, funcionários(as), representantes de organizações locais etc.
Com a coordenação e realização da ONG Ação Educativa, os materiais foram elaborados por um grupo de organizações, e estão comprometidos com o fortalecimento da gestão democrática das escolas e com as políticas educacionais e foram concebidos para que a comunidade escolar reunida avalie a realidade na qual está inserida, identifique prioridades, estabeleça planos de ação, monitore seus resultados e apresente reivindicações e propostas às políticas educacionais.
Ao reconhecer em sua concepção a relevância de fazer valer a voz da comunidade escolar, as principais perspectivas desta proposta são mobilizar e comprometer todos os envolvidos com a definição de metas que vão ao encontro do que compreendem por uma educação de qualidade. Dessa forma, ampliam-se o debate e os referenciais sobre qualidade e avaliação educacional, para além do pautado atualmente pelas avaliações em larga escala.
O uso da coleção “Indicadores” por escolas e secretarias de educação subsidia atividades de diagnóstico escolar, de formação com gestores e equipes escolares e de controle social. Além disso, a metodologia pode ser uma importante ferramenta em processos de construção participativa de Planos Municipais e Estaduais de Educação, mostrando-se potencialmente efetiva na capacidade de ampliação do diálogo entre a escola e os órgãos do sistema educacional, visando à melhoria da qualidade da educação pública e a garantia do direito humano à educação de todos e todas.
Esse encontro tem entre seus objetivos contextualizar tais indicadores no momento atual da educação no Brasil, analisando de maneira mais aprofundada as noções e conceitos de avaliação e de qualidade em educação, bem como apresentar as reflexões sobre o processo de aplicação da metodologia em questão.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de fevereiro, às 14h, pela Internet ou nas unidade do Sesc em São Paulo.
(Foto: Marcos Santos / USP Imagens)
Com a coordenação e realização da ONG Ação Educativa, os materiais foram elaborados por um grupo de organizações, e estão comprometidos com o fortalecimento da gestão democrática das escolas e com as políticas educacionais e foram concebidos para que a comunidade escolar reunida avalie a realidade na qual está inserida, identifique prioridades, estabeleça planos de ação, monitore seus resultados e apresente reivindicações e propostas às políticas educacionais.
Ao reconhecer em sua concepção a relevância de fazer valer a voz da comunidade escolar, as principais perspectivas desta proposta são mobilizar e comprometer todos os envolvidos com a definição de metas que vão ao encontro do que compreendem por uma educação de qualidade. Dessa forma, ampliam-se o debate e os referenciais sobre qualidade e avaliação educacional, para além do pautado atualmente pelas avaliações em larga escala.
O uso da coleção “Indicadores” por escolas e secretarias de educação subsidia atividades de diagnóstico escolar, de formação com gestores e equipes escolares e de controle social. Além disso, a metodologia pode ser uma importante ferramenta em processos de construção participativa de Planos Municipais e Estaduais de Educação, mostrando-se potencialmente efetiva na capacidade de ampliação do diálogo entre a escola e os órgãos do sistema educacional, visando à melhoria da qualidade da educação pública e a garantia do direito humano à educação de todos e todas.
Esse encontro tem entre seus objetivos contextualizar tais indicadores no momento atual da educação no Brasil, analisando de maneira mais aprofundada as noções e conceitos de avaliação e de qualidade em educação, bem como apresentar as reflexões sobre o processo de aplicação da metodologia em questão.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de fevereiro, às 14h, pela Internet ou nas unidade do Sesc em São Paulo.
(Foto: Marcos Santos / USP Imagens)
Palestrantes

Cláudia Bandeira
Mestre em Educação pela PUC. Coordenadora de Projeto - Indicadores da Qualidade da Educação - Ensino Fundamental (Ação Educativa). Coordena ações de formação, disseminação sistematização de metodologia participativa de avaliação institucional em escolas públicas.

Jaqueline Santos
Doutora em Antropologia Social e pesquisadora do CEMI-UNICAMP. Coordenadora da linha de pesquisa Hip Hop em Trânsito (CEMI/Unicamp).
(Foto: Acervo Pessoal)
(Foto: Acervo Pessoal)
Bibliografia
• Blog dos Indicadores da Qualidade na Educação
http://indicadoreseducacao.org.br
• Site De olho nos Planos – em prol da construção participativa de Planos de Educação
http://deolhonosplanos.org.br
• Portal do Ministério da Educação
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_indqua.pdf
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf
http://indicadoreseducacao.org.br
• Site De olho nos Planos – em prol da construção participativa de Planos de Educação
http://deolhonosplanos.org.br
• Portal do Ministério da Educação
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_indqua.pdf
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/indic_qualit_educ_infantil.pdf
Data
27/03/2014 a 27/03/2014
Dias e Horários
Quinta, 14h às 17h.
Local
Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana
5º andar - Torre A
São Paulo/SP
Valores
R$ 6,00 - comerciários e dependentes
R$ 15,00 - usuários matriculados e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 30,00 - inteira