Influências do movimento ambientalista nas políticas públicas
Voltar para o início
Programa
As mudanças climáticas se apresentam como o principal desafio enfrentado neste século pela humanidade, levando para a agenda pública termos como aumento da média de temperaturas, intensificação de eventos climáticos extremos, crise hídrica e extinção de espécies. Neste contexto crítico, o trabalho das organizações da sociedade civil na área ambiental se torna de grande relevância pública.
Nas sociedades democráticas, as ONGs ambientalistas denunciam práticas não sustentáveis em governos e empresas, contribuem para a conscientização pública acerca do uso responsável dos recursos naturais, fazem parcerias com empresas para promover melhores práticas produtivas, apoiam governos na elaboração e implementação de projetos ligados ao desenvolvimento sustentável, incentivam a economia verde e tentam influenciar as políticas voltadas para a proteção do meio ambiente.
A pesquisa de doutorado de Bruno Taitson, realizada no Brasil e nos Estados Unidos, elencou e analisou os repertórios utilizados pelas principais ONGs ambientalistas nos dois países para influenciar os processos de formulação, aprovação, implementação e monitoramento de políticas ambientais. Embora o estudo tenha analisado o movimento ambientalista, os resultados servem para discutir, de forma mais ampla, a abertura dos processos decisórios às organizações da sociedade civil, e podem fundamentar discussões acerca da funcionalidade das duas democracias. Temas estes, discutidos neste encontro pelo pesquisador.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
Palestrantes

Bruno Taitson
Doutor em Desenvolvimento Sustentável pela UNB. Leciona desde 2010 as disciplinas Jornalismo Ambiental e Jornalismo Internacional no Centro Universitário IESB (Brasília).
Experiência de cerca de 7 anos no movimento ambientalistas, em ONGs como WWF e Conservação Internacional.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
28/11/2017 a 28/11/2017
Dias e Horários
Terça, 19h30 às 21h30
As inscrições podem ser feitas a partir de 26 de outubro às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.