Em Debate - Trabalho, Sociedade e Cultura
Inteligência Artificial e reconfiguração do mercado de trabalho
Voltar para o início

Programa
Nas últimas duas décadas, o avanço das tecnologias de processamento massivo de informações, concentrado sob o monopólio das grandes empresas de tecnologia, remodelou os regimes disciplinares de trabalho estabelecidos desde a ascensão do neoliberalismo.
Esse processo intensificou a individualização e a precarização das relações laborais em escala global, especialmente após a crise da globalização neoliberal deflagrada em 2008.
À medida que essas tecnologias se expandem no setor de serviços e transformam profundamente a indústria, reconfiguram o cotidiano da classe trabalhadora, enfraquecem suas bases de poder estrutural e modificam suas práticas reprodutivas. Esta apresentação tem como objetivo mapear essas transformações por meio de uma análise crítica da relação entre o capitalismo racial e a expansão da Inteligência Artificial, com ênfase no setor de serviços.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo.
Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Arte: Pixabay)
Palestrantes

Ruy Braga
Sociólogo especialista em sociologia do trabalho. É doutor em Ciências Sociais pela Unicamp e professor titular da USP. Seu livro A política do precariado: do populismo à hegemonia lulista foi finalista do Prêmio Jabuti em 2013.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
11/06/2025 a 11/06/2025
Dias e Horários
Quarta, 19h às 21h.
Curso Presencial
Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 11/6.
Enquanto houver vagas.