Atividades

A Arqueologia das Mídias e os Games

Introdução à Arqueologia das Mídias & Arqueologia dos Games

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Programa

O curso tem por objetivo apresentar e discutir as principais ideias que norteiam o campo conhecido como Arqueologia das Mídias (Media Archaeology), assim como suas relações e possíveis aplicações universo dos games.

A partir desta visada epistemológica, pretende-se desvendar vestígios discursivos que de alguma forma ajudaram a moldar a história "oficial" de certos artefatos culturais e midiáticos - neste caso os games - buscando apreender e empreender, nos caminhos abertos por autores como Huhtamo e Parikka, versões alternativas de tais histórias, apontando ainda para possíveis potencialidades (culturais, sociais, econômicas) que de alguma forma foram deixadas de lado ou, parafraseando Zielinski (2006), no "tempo profundo da mídia".

Recomendamos o uso de máscara cobrindo nariz e boca.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, solicite pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, após a conclusão e efetivação do pagamento da sua inscrição, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.

As inscrições podem ser feitas a partir das 15h do dia 6/7 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, débito ou em dinheiro. Trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

** Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br

*** Havendo ainda disponibilidade de vagas para os cursos presenciais, as inscrições poderão ser feitas no dia do curso no Centro de Pesquisa e Formação.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Emmanoel Ferreira

Emmanoel Ferreira

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Coordenador do mediaLudens: Grupo de Pesquisa em Mídias Digitais, Experiência e Ludicidade.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

FERREIRA, E. "E.T. Phone Home", ou: do aterro para o museu: interseções entre arqueologia e arqueologia das mídias. Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos, 22(2), p. 56-68, maio/agosto 2020. DOI: 10.4013/fem.2020.222.05.

FERREIRA, E. Isto não é uma cópia: apropriações do global para o local na aurora dos videogames no Brasil. In: TORRES, Ana Carla; SCUCATO, André; CHAFIN, Angelo. Os desafios do audiovisual. Rio de Janeiro: FIRJAN/Estúdio 13, 2019, pp. 98-121.

FERREIRA, E . A guerra dos clones: clonagem e pirataria na aurora dos videogames no Brasil. In: Anais do 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Curitiba/PR: Universidade Positivo, 2017.

GODDARD, M. 2017. Arqueologia das mídias, "anarqueologia" e ecologia das mídias. In: J. G. MELLO; M. B. CONTER. (orgs.). A(na)rqueologia das mídias. Curitiba: Appris.

HUHTAMO, E.; PARIKKA, J. 2011. Introduction. In: E. HUHTAMO; J. PARIKKA (orgs.). Media Archaeology: Approaches, Applications, and Implications. Berkeley: University of California Press.

HUYSSEN, A. 2000. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano.

MORA-CANTALLOPS, M.; BERGILLOS, I. 2018. Fan preservation of ¿flopped' games and systems: the case of the Virtual Boy in Spain. Catalan Journal of Communication & Cultural Studies, Volume 10, Número 2: pp. 213-229.

NAVARRO-REMESAL, V. 2017. Museums of failure: fans as curators of "Bad", unreleased, and "Flopped" videogames. In: M. SWALWELL; H. STUCKEY; A. NDALIANIS. (eds.). Fans and Videogames: Histories, Fandom, Archives. Routledge: Nova York e Londres.

PARIKKA, J. 2012. What is Media Archaeology? Cambridge: Polity Press.

REINHARD, A. 2018. Archaeogaming. New York: Berghahn.

REINHARD, A. 2015. Excavating Atari: Where the Media was the Archaeology. Journal of Contemporary Archaeology, Volume 2, Issue 1: pp. 86-93.

ZIELINSKI, S. 2006. Deep Time of the Media. Cambridge/MA: The MIT Press.

Data

12/07/2022 a 13/07/2022

Dias e Horários

Terça e Quarta, 14h às 17h15.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 15h do dia 6/7, até o dia 11/7.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis