Atividades

Curso online sobre a saúde das pessoas LGBTQIA+

Curso On-Line
Introdução à saúde LGBTQIA+: cuidado integral

Voltar para o início Introdução à saúde LGBTQIA+: cuidado integral

Programa

O curso se destina a apresentar conceitos sobre diversidades sexuais e de gênero, fundamentos em sexualidade humana e as especificidades de saúde das populações lésbica, gay, bissexual, transexual, travesti, não binária, queer, intersexo, assexual e pansexual, objetivando um cuidado integral dessas populações.

Cronograma:

23/3
10h às 12h - Definições sobre diversidades sexuais e de gênero (conceito de sexo, sexualidade, gênero, sexo biológico, identidade de gênero, expressão de gênero, gênero designado ao nascimento, orientação afetivo-sexual e identidade sexual e a relação entre cada um; envolve conceito de transexualidades/transgeneridades/travestilidades, pessoas não binárias, intersexualidade, pessoas transmasculinas e transfemininas e outras).

30/3
10h às 12h - Saúde integral das populações lésbica, gay, bissexual e assexual (conceito de estresse de minorias, especificidades de saúde sexual, saúde mental, rastreamentos e abordagem afirmativa).

6/4
10h às 12h - Saúde integral das populações trans, travestis, não binárias e intersexo (cuidados relacionados ao processo de transição de gênero, especificidades de saúde sexual, mental, rastreamentos e abordagem afirmativa).

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/2 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento

Palestrantes

Saulo Vito Ciasca

Saulo Vito Ciasca

Médico psiquiatra pela USP e psicodramatista pelo Instituto Sedes Sapientiae. Coordenador da Pós-Graduação em Psiquiatria da SANAR. Coordenador da Área da Saúde da Aliança Nacional LGBTI+. Editor e autor do livro Saúde LGBTQIA+: práticas de cuidado transdisciplinar pela Manole.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bibliografia

Ciasca, Saulo Vito; Hercowitz, Andrea; Lopes Junior, Ademir. Saúde LGBTQIA+: práticas de cuidado transdisciplinar. Ed. Manole, 2021.

Data

23/03/2023 a 06/04/2023

Dias e Horários

Quintas, 10h às 12h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 27/2, até o dia 21/3.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Microsoft Teams

Valores

Grátis