Curso On-Line
Introdução ao pensamento crítico hoje
Voltar para o início
Programa
ATENÇÃO: Devido a problemas técnicos, informamos que as inscrições para o curso "Introdução ao pensamento crítico hoje" abrirão na próxima terça-feira, dia 12/1, às 14h.
Tempos difíceis demandam reflexão crítica, radical e comprometida com a construção das bases materiais de uma sociedade mais justa, democrática e plural.
Tendo em vista a compreensão de que a liberdade é uma luta constante, o curso propõe apresentar um panorama de algumas das mais vibrantes obras de pensamento crítico da contemporaneidade.
Ao longo de 12 encontros, serão apresentados pensamento e principais obras de nomes incontornáveis para pensar nossa sociedade: Angela Davis, David Harvey, Domenico Losurdo, Giorgio Agamben, István Mészáros, Judith Butler, Maria Rita Kehl, Michael Löwy, Nancy Fraser, Patricia Hill Collins, Silvia Federici e Slavoj Žižek.
Promovido em parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e a Boitempo, o curso contará com a condução de alguns dos maiores pesquisadores brasileiros da atualidade.
19/01/2021 | Slavoj Žižek apresentado por Vladimir Safatle, mediação de Silvia Viana.
21/01/2021 | Angela Davis apresentada por Raquel Barreto, mediação de Anne Quiangala.
26/01/2021 | David Harvey apresentado por Raquel Rolnik, mediação de Juliana Borges.
28/01/2021 | Nancy Fraser apresentada por Yara Frateschi, mediação de Nathalie Bressiani.
02/02/2021 | Domenico Losurdo apresentado por Jones Manoel, mediação de Marina Machado Gouvêa.
04/02/2021 | Maria Rita Kehl apresentada por Christian Dunker, mediação de Priscilla Santos.
09/02/2021 | Silvia Federici apresentada por Sabrina Fernandes, mediação de Natália Neris.
11/02/2021 | Giorgio Agamben apresentado por Patricia Peterle, mediação de Daniel Féix.
18/02/2021 | Judith Butler apresentada por Carla Rodrigues, mediação de Marília Moschkovich.
23/02/2021 | István Mészáros apresentado por Ricardo Antunes, mediação de Letícia Parks.
25/02/2010 | Patricia Hill Collins apresentada por Winnie Bueno, mediação de Bruna Pereira.
02/03/2021 | Michael Löwy apresentado por Fabio Mascaro Querido, mediação de Camila Moreno.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 12/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaração.cpf@sescsp.org.br
Vagas Limitadas.
(Arte: Walter Cruz)
Palestrantes
Carla Rodrigues
Professora de Ética no Departamento de Filosofia da UFRJ. Coordena o laboratório Filosofias do tempo do agora, em www.tempodoagora.org. Escritora, tradutora, filósofa e feminista, doutora e mestre em Filosofia pela PUC-Rio.
(Foto: Acervo Pessoal)
Christian Dunker
Psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP, junto ao Departamento de Psicologia Clínica. É professor convidado em mais de 20 universidades estrangeiras. Fundou e coordena o Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Fabio Mascaro Querido
Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp. Autor de “Michael Löwy: marxismo e crítica da modernidade”, publicado no Brasil e na Argentina (Boitempo Editorial/Fapesp, 2016; Herramienta, 2019), e, em colaboração com Arno Münster, de “Le marxisme ouvert et écologique de Michael Löwy. Hommage à un intellectuel nômade” (Paris: L'Harmattan, 2019). Foi pesquisador-visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris, França) em 2018.
(Foto: Acervo Pessoal)
Jones Manoel
Historiador, professor de história, mestre e doutorando em Serviço Social, comunicador e educador popular e militante comunista.
(Foto: Acervo Pessoal)
Raquel Barreto
Historiadora e pesquisadora. Em 2005, escreveu a dissertação "Enegrecendo o Feminismo ou Feminizando a raça: Narrativas de Libertação em Angela Davis e Lélia Gonzaléz", o primeiro estudo realizado no país sobre as duas autoras. Prefaciou a edição brasileira do livro “Angela Davis, uma autobiografia” (Boitempo) e dividiu mesas com a própria Angela Davis e Patricia Hill Collins, em 2019. Doutoranda em História com pesquisa sobre o Partido dos Panteras Negras e as relações entre visualidade, política e poder (1966-1974). É co-curadora da exposição “Carolina Maria de Jesus, um Brasil para os brasileiros”, que acontecerá no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, em 2021.
(Foto: Branca Mattos)
Raquel Rolnik
Urbanista, professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e atual prefeita do Campus USP da capital.
Blog da Raquel Rolnik.
(Foto: Tomaz Vello)
Ricardo Antunes
Professor titular de Sociologia do Trabalho no IFCH/Unicamp. Autor de Uberização, trabalho digital e Indústria 4.0 (org.); Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado; Privilégio da servidão (todos pela Boitempo e os dois últimos publicados também na Itália).
(Foto: Acervo Pessoal)
Vladimir Safatle
Doutor em Lieux et transformations de la philosophie - Université de Paris VIII (2002). Atualmente é professor titular do Departamento de Filosofia da USP. É um dos coordenadores da International Society of Psychoanalysis and Philosophy.
(Foto: Acervo Pessoal)
Yara Frateschi
Professora livre docente do Departamento de Filosofia na Unicamp, pesquisadora nível 2 do CNPq e co-editora do Blog Mulheres na Filosofia. Possui graduação (1997), mestrado (1999), doutorado (2003) e pós-doutorado (2004) em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora visitante na Columbia University (2000), na École Normale Supérieure de Paris (2006) e na Yale University (2015). Autora dos livros “Liberdade, cidadania e ethos democrático: estudos anti-hobbesianos” (prelo), “A física da política: Hobbes contra Aristóteles” (2008) e co-organizadora do “Manual de Filosofia Política” (2012).
(Foto: Acervo Pessoal)
Sabrina Fernandes
Doutora em Sociologia pela Carleton University, Canadá. Atualmente, é pós-doutoranda pela Rosa Luxemburg Stiftung (Alemanha) em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de Brasília. Autora de "Sintomas Mórbidos: a encruzilhada da esquerda brasileira" (Autonomia Literária, 2019) e "Se quiser mudar o mundo: um guia político para quem se importa" (Planeta, 2020).
(Foto: Acervo Pessoal)
Winnie Bueno
Iyalorixá, doutoranda em Sociologia pela UFRGS, mestra e bacharela em Direito. Escritora e militante do movimento social negro
(Foto: Acervo Pessoal)
Patricia Peterle
Crítica literária e professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado em História pela UNESP e em Poesia Italiana pela Universidade de Gênova. Traduziu textos de Giorgio Agamben, Roberto Esposito, Giovanni Pascoli, Giorgio Caproni, Ippolito Nievo, Enrico Testa, Valerio Magrelli. É uma das organizadoras do recente livro “Krisis – Tempos de Covid-19” (Rafael Copetti Editor 2020).
(Foto: Dino Ignani)
Data
19/01/2021 a 02/03/2021
Dias e Horários
Terças e Quintas, 16h às 18h.
Exceto dia 16/2.
Curso 100% online
Inscrições a partir das 14h do dia 12/1
Vagas Limitadas.
Local
Em Casa