Atividades

Com Vladimir Safatle, Raquel Barreto, Raquel Rolnik, Yara Frateschi e outros

Cursos On-Line
Introdução ao pensamento crítico hoje

Voltar para o início Introdução ao pensamento crítico hoje

Programa

ATENÇÃO: Devido a problemas técnicos, informamos que as inscrições para o curso "Introdução ao pensamento crítico hoje" abrirão na próxima terça-feira, dia 12/1, às 14h.

Tempos difíceis demandam reflexão crítica, radical e comprometida com a construção das bases materiais de uma sociedade mais justa, democrática e plural.

Tendo em vista a compreensão de que a liberdade é uma luta constante, o curso propõe apresentar um panorama de algumas das mais vibrantes obras de pensamento crítico da contemporaneidade.

Ao longo de 12 encontros, serão apresentados pensamento e principais obras de nomes incontornáveis para pensar nossa sociedade: Angela Davis, David Harvey, Domenico Losurdo, Giorgio Agamben, István Mészáros, Judith Butler, Maria Rita Kehl, Michael Löwy, Nancy Fraser, Patricia Hill Collins, Silvia Federici e Slavoj Žižek.

Promovido em parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc e a Boitempo, o curso contará com a condução de alguns dos maiores pesquisadores brasileiros da atualidade.

19/01/2021 | Slavoj Žižek apresentado por Vladimir Safatle, mediação de Silvia Viana.


21/01/2021 | Angela Davis apresentada por Raquel Barreto, mediação de Anne Quiangala.


26/01/2021 | David Harvey apresentado por Raquel Rolnik, mediação de Juliana Borges.


28/01/2021 | Nancy Fraser apresentada por Yara Frateschi, mediação de Nathalie Bressiani.


02/02/2021 | Domenico Losurdo apresentado por Jones Manoel, mediação de Marina Machado Gouvêa.


04/02/2021 | Maria Rita Kehl apresentada por Christian Dunker, mediação de Priscilla Santos.


09/02/2021 | Silvia Federici apresentada por Sabrina Fernandes, mediação de Natália Neris.


11/02/2021 | Giorgio Agamben apresentado por Patricia Peterle, mediação de Daniel Féix.


18/02/2021 | Judith Butler apresentada por Carla Rodrigues, mediação de Marília Moschkovich.


23/02/2021 | István Mészáros apresentado por Ricardo Antunes, mediação de Letícia Parks.


25/02/2010 | Patricia Hill Collins apresentada por Winnie Bueno, mediação de Bruna Pereira.


02/03/2021 | Michael Löwy apresentado por Fabio Mascaro Querido, mediação de Camila Moreno.


Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Zoom, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 12/1, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaração.cpf@sescsp.org.br

Vagas Limitadas.

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Carla Rodrigues

Carla Rodrigues

Professora da cadeira de Ética no Departamento de Filosofia da UFRJ e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (IFCS/UFRJ). Há 20 anos vem se dedicando ao estudo do pensamento da filósofa Judith Butler, mais recentemente como bolsista da Faperj no projeto "Judith Butler: do gênero à crítica da violência de estado". Coordena o laboratório Filosofias do tempo do agora, em www.tempodoagora.org. Escritora, tradutora, filósofa e feminista, doutora e mestre em Filosofia pela PUC-Rio.
(Foto: Paula Giolito)

Christian Dunker

Christian Dunker

Psicanalista e professor titular do Instituto de Psicologia da USP. Obteve seus títulos de graduação, mestrado, doutorado e livre docência pela Universidade de São Paulo. Possui também pós-doutorado pela Manchester Metropolitan University. É um dos coordenadores do Laboratório de Estudos em Teoria Social, Filosofia e Psicanálise (Latesfip) da USP.
(Foto: Divulgação)

Fabio Mascaro Querido

Fabio Mascaro Querido

Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Unicamp. Autor de “Michael Löwy: marxismo e crítica da modernidade”, publicado no Brasil e na Argentina (Boitempo Editorial/Fapesp, 2016; Herramienta, 2019), e, em colaboração com Arno Münster, de “Le marxisme ouvert et écologique de Michael Löwy. Hommage à un intellectuel nômade” (Paris: L'Harmattan, 2019). Foi pesquisador-visitante na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS, Paris, França) em 2018.
(Foto: Acervo Pessoal)

Jones Manoel

Jones Manoel

Historiador e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Comunicador popular, mantém um canal no YouTube e participa do podcast Revolushow. Organizador da coletânea de textos “Colonialismo e luta anticolonial: desafios da revolução no século XXI” (Boitempo, 2020), de Domenico Losurdo, e do livro “Revolução Africana: uma Antologia do Pensamento Marxista” (Autonomia Literária, 2019) juntamente com Gabriel Landi.
(Foto: Acervo Pessoal)

Raquel Barreto

Raquel Barreto

Historiadora e pesquisadora. Em 2005, escreveu a dissertação "Enegrecendo o Feminismo ou Feminizando a raça: Narrativas de Libertação em Angela Davis e Lélia Gonzaléz", o primeiro estudo realizado no país sobre as duas autoras. Prefaciou a edição brasileira do livro “Angela Davis, uma autobiografia” (Boitempo) e dividiu mesas com a própria Angela Davis e Patricia Hill Collins, em 2019. Doutoranda em História com pesquisa sobre o Partido dos Panteras Negras e as relações entre visualidade, política e poder (1966-1974). É co-curadora da exposição “Carolina Maria de Jesus, um Brasil para os brasileiros”, que acontecerá no Instituto Moreira Salles, em São Paulo, em 2021.
(Foto: Branca Mattos)

Raquel Rolnik

Raquel Rolnik

Urbanista e arquiteta, professora titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Foi diretora de planejamento da Secretaria Municipal de Planejamento de São Paulo (1989-92), secretária nacional de Programas Urbanos do Ministério das Cidades (2003-07) e consultora de cidades brasileiras e latino-americanas. De 2008 a 2014 foi relatora especial da ONU para o Direito à Moradia Adequada. Atuou como colunista de urbanismo da Rádio CBN-SP, Band News FM e Rádio Nacional, e do jornal Folha de S.Paulo,  mantendo hoje coluna na Radio USP, UOL e em sua página raquelrolnik. Autora, entre outros, de “A cidade e a lei: legislação, política urbana e territórios na cidade de São Paulo” (Studio Nobel, 1997), “Guerra dos lugares: A colonização da terra e da moradia na era das finanças” (Boitempo, 2016) e “Territórios em Conflito - São Paulo: espaço, história e política” (Três Estrelas, 2017).
(Foto: Acervo Pessoal)

Ricardo Antunes

Ricardo Antunes

Professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, coordena a coleção “Mundo do trabalho”, da Boitempo, e é autor de, entre outros, “Uberização, indústria digital e trabalho 4.0” (2020), “Coronavírus: o trabalho sob fogo cruzado” (2020), “O privilégio da servidão” (2018), “Os sentidos do trabalho” (1999).
(Foto: Acervo Pessoal)

Vladimir Safatle

Vladimir Safatle

Professor titular de Filosofia da Universidade de São Paulo, publicou, pela Boitempo, “Cinismo e falência da crítica” (2008) e “O que resta da ditadura: a exceção brasileira” (2010). Autor também de “O circuito dos afetos “(Autêntica, 2018) e “Dar corpo ao impossível” (Autêntica, 2019).
(Foto: Acervo Pessoal)

Yara Frateschi

Yara Frateschi

Professora livre docente do Departamento de Filosofia na Unicamp, pesquisadora nível 2 do CNPq e co-editora do Blog Mulheres na Filosofia. Possui graduação (1997), mestrado (1999), doutorado (2003) e pós-doutorado (2004) em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Pesquisadora visitante na Columbia University (2000), na École Normale Supérieure de Paris (2006) e na Yale University (2015). Autora dos livros “Liberdade, cidadania e ethos democrático: estudos anti-hobbesianos” (prelo), “A física da política: Hobbes contra Aristóteles” (2008) e co-organizadora do “Manual de Filosofia Política” (2012).
(Foto: Acervo Pessoal)

Sabrina Fernandes

Sabrina Fernandes

Doutora em sociologia, faz pós-doutorado com a Fundação Rosa Luxemburgo Alemanha e a UnB, autora de “Sintomas Mórbidos “(2019) e “Se quiser mudar o mundo” (2020), e produtora do canal Tese Onze.
(Foto: Reprodução Facebook)

Winnie Bueno

Winnie Bueno

Iyalorixá, pesquisadora e escritora.  Bacharela e mestra em Direito, doutoranda em Sociologia, estuda o pensamento feminista negro nas Américas, especialmente a partir das trajetórias das ativistas do movimento negro brasileiro e da obra de Patricia Hill Collins. É autora do livro “Imagens De Controle - Um Conceito do Pensamento de Patricia Hill Collins” (Zouk,2020).
(Foto: Acervo Pessoal)

Patricia Peterle

Patricia Peterle

Crítica literária e professora da Universidade Federal de Santa Catarina. Também atua no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado em História pela UNESP e em Poesia Italiana pela Universidade de Gênova. Traduziu textos de Giorgio Agamben, Roberto Esposito, Giovanni Pascoli, Giorgio Caproni, Ippolito Nievo, Enrico Testa, Valerio Magrelli. É uma das organizadoras do recente livro “Krisis – Tempos de Covid-19” (Rafael Copetti Editor 2020).
(Foto:
Dino Ignani)

Data

19/01/2021 a 02/03/2021

Dias e Horários

Terças e Quintas, 16h às 18h.
Exceto dia 16/2.
Curso 100% online

Inscrições a partir das 14h do dia 12/1

Vagas Limitadas.

Local

Em Casa

Valores

R$ 24,00 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 40,00 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 80,00 - inteira