Atividades

Curso online analisa a obra de Patricia Hill Collins

Curso On-Line
Introdução ao pensamento de Patrícia Hill Collins

Voltar para o início Introdução ao pensamento de Patrícia Hill Collins

Programa

Quais as particularidades do pensamento feminista negro? O que significa interseccionalidade e de que maneira ela se pratica, tanto intelectualmente como no cotidiano das práticas políticas?

Realizado em parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e a Boitempo, o curso pretende, ao longo de quatro encontros, apresentar os principais conceitos trabalhados na obra de Patricia Hill Collins, uma das mais importantes teóricas do pensamento feminista negro e da interseccionalidade.

Patricia Hill Collins é professora emérita do Departamento de Sociologia da Universidade de Maryland; foi a primeira mulher negra a presidir a Associação Americana de Sociologia e é considerada, ao lado de Angela Davis e bell hooks, uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro nos Estados Unidos. Pela Boitempo, publicou Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica (2022) Interseccionalidade (2021) e Pensamento feminista negro (2019).


Os três primeiros encontros do curso serão dedicados às suas obras publicadas no Brasil: Pensamento feminista negro, Interseccionalidade (escrito com Sirma Bilge) e Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica.

No último encontro, a própria autora responderá a questões formuladas por convidadas.

Programa
10/11- Interseccionalidade
Professora: Winnie Bueno.
Mediadora: Juliana Borges.

17/11 - Pensamento feminista negro
Professora: Angela Figueiredo.
Mediadora: Anne Quiangala.
 
25/11 - Bem mais que ideias
Professora: Nubia Regina Moreira.
Mediadora: Maria Carolina.
 
1/12 - Encontro com Patricia Hill Collins
Entrevistadores: Angela Figueiredo, Thiago Amparo e Vilma Reis.

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento

Palestrantes

Ângela Figueiredo

Ângela Figueiredo

Professora da UFRB. Coordenadora do Coletivo Angela Davis, coordenadora da primeira Escola Internacional Feminista Negra Decolonial. É professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRB, atua em dois programas na UFBA, a Pós-Graduação em Estudos étnicos e Africanos (POSAFRO) e no programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares de gênero (PPGNEIM).
(Foto: Acervo Pessoal)

Maria Carolina

Maria Carolina

Professora e escritora. É idealizadora do @encruzilinhas, um projeto de leitura e debate de textos sobre negritude, gênero, feminismos e militância. É pesquisadora do GEPHOM - EACH-USP e doutoranda da EACH-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Juliana Borges

Juliana Borges

Consultora do Núcleo de Enfrentamento, Monitoramento e Memória de Combate à Violência da OAB-SP e conselheira da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas. Foi secretária adjunta de Políticas para as Mulheres e assessora especial da Secretaria do Governo Municipal da Prefeitura de São Paulo (2013-6). Autora do livro “Encarceramento em massa” (Coleção Feminismos Plurais, Polén Livros/Selo Sueli Carneiro) e “Prisões: espelhos de nós” (Todavia, no prelo).
(Foto: Acervo Pessoal)

Anne Quiangala

Anne Quiangala

Idealizadora do Preta, Nerd & Burning Hell - um blog sobre #nerdiandade Preta e Feminista. Mestra em Literatura pela UnB, doutoranda em estudos do horror negro.
(Foto: Caroline Lima- Huffpost)

Winnie Bueno

Winnie Bueno

Iyalorixá, doutoranda em Sociologia pela UFRGS, mestra e bacharela em Direito. Escritora e militante do movimento social negro
(Foto: Acervo Pessoal)

Núbia Regina Moreira

Núbia Regina Moreira

Doutora em Sociologia pela UnB. É professora titular da UESB e docente permanente do Mestrado em Educação (PPGED-UESB). Líder do Grupo de Pesquisa Oju Obinrin Observatório de Mulheres Negras (UESB).
(Foto: Acervo Pessoal)

Thiago de Souza Amparo

Thiago de Souza Amparo

Professor da FGV Direito SP e da FGV Relações Internacionais. É advogado, com doutorado pela PUC-SP.  Coordenador do Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV.
(Foto: Acervo Pessoal)

Vilma Reis

Vilma Reis

Socióloga e ativista brasileira. Defensora dos direitos humanos, das mulheres, negros e LGBTs, ocupa desde 2015 o cargo de Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia.
(Foto: Acervo Pessoal)

Patricia Hill Collins

Patricia Hill Collins

Professora emérita do departamento de sociologia da Universidade de Maryland. Foi a primeira mulher negra a presidir a Associação Americana de Sociologia. É considerada, ao lado de Angela Davis e bell hooks, uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro nos Estados Unidos. Pela Boitempo, publicou Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica (2022) Interseccionalidade (2021) e Pensamento feminista negro (2019).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

10/11/2022 a 01/12/2022

Dias e Horários

Quintas, 16h às 18h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 9/11.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

Grátis

Inscreva-se agora