Curso On-Line
Introdução ao pensamento de Patrícia Hill Collins
Voltar para o início
Programa
Quais as particularidades do pensamento feminista negro? O que significa interseccionalidade e de que maneira ela se pratica, tanto intelectualmente como no cotidiano das práticas políticas?
Realizado em parceria entre o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e a Boitempo, o curso pretende, ao longo de quatro encontros, apresentar os principais conceitos trabalhados na obra de Patricia Hill Collins, uma das mais importantes teóricas do pensamento feminista negro e da interseccionalidade.
Patricia Hill Collins é professora emérita do Departamento de Sociologia da Universidade de Maryland; foi a primeira mulher negra a presidir a Associação Americana de Sociologia e é considerada, ao lado de Angela Davis e bell hooks, uma das mais influentes pesquisadoras do feminismo negro nos Estados Unidos. Pela Boitempo, publicou Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica (2022) Interseccionalidade (2021) e Pensamento feminista negro (2019).
Os três primeiros encontros do curso serão dedicados às suas obras publicadas no Brasil: Pensamento feminista negro, Interseccionalidade (escrito com Sirma Bilge) e Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica.
No último encontro, a própria autora responderá a questões formuladas por convidadas.
Programa
10/11- Interseccionalidade
Professora: Winnie Bueno.
Mediadora: Juliana Borges.
17/11 - Pensamento feminista negro
Professora: Angela Figueiredo.
Mediadora: Anne Quiangala.
25/11 - Bem mais que ideias
Professora: Nubia Regina Moreira.
Mediadora: Maria Carolina.
1/12 - Encontro com Patricia Hill Collins
Entrevistadores: Angela Figueiredo, Thiago Amparo e Vilma Reis.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 27/10. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade. Encaminhar e-mail para centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br e solicitar o cancelamento
Palestrantes
Ângela Figueiredo
Professora da UFRB. Coordenadora do Coletivo Angela Davis, coordenadora da primeira Escola Internacional Feminista Negra Decolonial. É professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRB, atua em dois programas na UFBA, a Pós-Graduação em Estudos étnicos e Africanos (POSAFRO) e no programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares de gênero (PPGNEIM).
(Foto: Acervo Pessoal)
Maria Carolina
Professora e escritora. É idealizadora do @encruzilinhas, um projeto de leitura e debate de textos sobre negritude, gênero, feminismos e militância. É pesquisadora do GEPHOM - EACH-USP e doutoranda da EACH-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
Juliana Borges
Autora de Encarceramento em massa (Todavia, 2019), é consultora do Núcleo de Enfrentamento, Monitoramento e Memória de Combate à Violência da OAB-SP e conselheira da Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas.
(Foto: Acervo Pessoal)
Anne Quiangala
Idealizadora do Preta, Nerd & Burning Hell - um blog sobre #nerdiandade Preta e Feminista. Mestra em Literatura pela UnB, doutoranda em estudos do horror negro.
(Foto: Caroline Lima- Huffpost)
Winnie Bueno
Iyalorixá, doutoranda em Sociologia pela UFRGS, mestra e bacharela em Direito. Escritora e militante do movimento social negro
(Foto: Acervo Pessoal)
Thiago de Souza Amparo
Professor da FGV Direito SP e da FGV Relações Internacionais. É advogado, com doutorado pela PUC-SP. Coordenador do Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV.
(Foto: Acervo Pessoal)
Vilma Reis
Socióloga e ativista brasileira. Defensora dos direitos humanos, das mulheres, negros e LGBTs, ocupa desde 2015 o cargo de Ouvidora-Geral da Defensoria Pública do Estado da Bahia.
(Foto: Acervo Pessoal)
Patricia Hill Collins
Socióloga, profa. do departamento de Sociologia da Universidade de Maryland.
(Foto: Janel Lee)
Data
10/11/2022 a 01/12/2022
Dias e Horários
Quintas, 16h às 18h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 27/10, até o dia 9/11.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Zoom