Atividades

Com Thiago Lima Nicodemo

Curso On-Line
Introdução às humanidades digitais: o documento histórico no mundo contemporâneo

Voltar para o início Introdução às humanidades digitais: o documento histórico no mundo contemporâneo

Programa

Como serão contatas as histórias no futuro? Como selecionar e analisar documentos históricos num mundo acelerado e com uma grande produção de registros? Como saber separar os fake news da verdade histórica? A partir dessas questões, o curso trabalha com a emergência das mídias digitais, e mapeia as diversas formas de arquivamento, produção e processamento das informações no mundo contemporâneo.

Programa do Curso

21/07 - O arquivo do analógico ao digital - arquivos históricos, arquivos pessoais: arquivo em Foucault e Derrida; relação papel e documentos digitais, arquivos informais, arquivos do COVID-19.

28/07 - As novas mídias - da história da imagem ao Jpeg; do impresso ao PDF; do vinil ao MP3.

04/08 - A memória no século XXI  - arquivos do futuro, arquivos informais, arquivos do COVID-19; arquitetura pública: lembrança e destruição.

11/08 - Fake news: como separar o fake do fato? Algorítimos e inteligência artificial; verdade e história; Pós história; o youtube e as novas formas de circulação do conhecimento histórico.

OBS: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma Microsoft Teams, onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/6, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

*Este curso será 100% Online. Após o encerramento, será possível solicitar sua declaração de participação, enviando um email para declaracao@cpf.sescsp.org.br

(Arte: Walter Cruz)

Palestrantes

Thiago Lima Nicodemo

Thiago Lima Nicodemo

Professor de Teoria da História da UNICAMP. É mestre e doutor em História Social pela USP e duas vezes pós-doutor pelo Instituto de Estudos Brasileiros da USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

21/07/2020 a 11/08/2020

Dias e Horários

Terças, 16h às 17h30.

Curso 100% Online.

Vagas Limitadas.

Local

Em Casa

Valores

Grátis