Curso On-Line
Inventário participativo, patrimônio cultural e museologia social
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Programa
O curso busca estimular agentes de memória, grupos, comunidades, povos e movimentos sociais a desenvolverem em seus territórios processos de inventários participativos das referências culturais como ferramentas de salvaguarda e inclusão dos valores e sentidos atribuídos pela população local aos seus processos de patrimonialização.
Objetiva ainda refletir sobre os usos dos inventários como ferramenta de democratização da memória e do patrimônio cultural a partir da perspectiva museologia social e estudos de casos sobre experiências de patrimonialização de base comunitária no Brasil.
1º Encontro - trajetória das discussões sobre museus e patrimônio cultural no Brasil.
Reflexão sobre a trajetória e ampliação dos conceitos de museu e patrimônio cultural no Brasil.
Fundamentos e princípios da "nova museologia" ou da "museologia social".
Reflexão sobre as relações de poder nos processos de preservação e manutenção da diversidade do patrimônio cultural.
2º Encontro - Inventário participativo: metodologias de identificação, registro e difusão do patrimônio cultural local.
Inventários como instrumentos de salvaguarda do patrimônio cultural;
Tipos de inventários e democratização da memória e do patrimônio cultural.
Exposição e reflexão sobre experiências de inventários culturais.
Apresentação e resignificação de categorias para a identificação e registro das referências culturais locais.
3º Encontro - Delimitando o território, as ferramentas e categorias para a realização do inventário participativo.
Território e patrimônio cultural: a importância da delimitação da área, sítio/configuração socioespacial e elaboração de problemáticas para construção do inventário participativo.
Apresentação, discussão e reelaboração de ferramentas / instrumentos para a construção do inventário participativo.
Estabelecimento das etapas para elaboração do inventário.
4º Encontro - Organização e difusão do inventário participativo.
Sistematização, edição e difusão dos resultados do inventário participativo.
Construindo produtos: cartilhas/publicações, videodocumentário, plataforma digital colaborativa do inventário participativo, realização de eventos promocionais, criação de exposições e espaços de memória local.
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 28/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

João Paulo Vieira
Historiador e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural. Atualmente é coordenador de Acervo e Pesquisa do MIS-CE, assessor da Rede Indígena de Memória e Museologia Social e coordenador do Projeto Historiando. De 2013 a 2016 atuou como consultor em Inventários Participativos junto ao Programa Pontos de Memória / Instituto Brasileiro de Museus / Ministério da Cultura.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
14/09/2023 a 05/10/2023
Dias e Horários
Quintas, 10h às 12h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 28/8, até o dia 12/9.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Zoom