Atividades

Reflexões e estratégias sobre a agenda ambiental dos municípios paulistas

Investir no Meio Ambiente traz Saúde à População

Voltar para o início Investir no Meio Ambiente traz Saúde à População

Cancelado

Programa

A sociedade contemporânea encontra-se diante de um panorama ambiental crítico, tornando imprescindível a concepção de políticas públicas que promovam o equilíbrio entre crescimento econômico, justiça social e preservação ambiental, conforme evidenciado pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Para tanto, é fundamental o papel desempenhado pelos municípios, de modo que emergem propostas com o objetivo de incentivar a gestão ambiental e, ao mesmo tempo, mensurar os resultados das ações implementadas, como o Programa Município Verde Azul (PMVA), criado em 2007 no Estado de São Paulo.

Partindo desse cenário, a palestra busca gerar discussões junto aos participantes sobre os progressos, desafios e perspectivas da gestão ambiental municipal, com ênfase na agenda estratégica definida pelo PMVA.

Além de apresentar um breve panorama descritivo sobre a evolução do Programa e de outras iniciativas, bem como a relação destas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a proposta é incentivar reflexões e o diálogo sobre soluções e estratégias vinculadas à problemática ambiental.

A palestra aborda ainda a natureza sistêmica da pauta ambiental, discutindo sobre a tendência da intersetorialidade e da cooperação para o desempenho efetivo das políticas públicas.

Esta palestra faz parte do projeto em rede "Ideias e Ações para um Novo Tempo" do Sesc São Paulo.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Divulgação)

Palestrantes

Marina Kolland Dantas

Marina Kolland Dantas

Gestora ambiental (Esalq/USP), especialista em gestão pública (USP) e mestre em administração (FEA-RP/USP). Foi diretora de meio ambiente e interlocutora do PMVA em Ibitinga. É doutoranda em administração (FEA-RP/USP) e pesquisadora do Centro de Estudos em Gestão e Políticas Públicas Contemporâneas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

04/06/2019 a 04/06/2019

Dias e Horários

Terça, 19h às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 28 de Maio, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis