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IV Ciclo Lugar de Jogo: mobilizações lúdicas
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![IV Ciclo Lugar de Jogo: mobilizações lúdicas](/uploads/AtividadeTable/bb78e56eaa31d339c01af2ce362401bb/5324/cheia.jpg)
Programa
A quarta edição do Lugar de Jogo vai discutir um tema multidisciplinar: as mobilizações lúdicas. Como o jogo mobiliza pessoas, contextos culturais, idiomas, pensamentos, como ele circula e interage com espaços físicos na cidade buscando tensionar as estruturas tradicionais de poder?
Os convidados e convidadas irão abordar diferentes aspectos das mobilizações lúdicas, começando pela estética na construção de narrativas nos jogos, e seguindo com reflexões acerca do jogo e sua relação com a cidade e o espaço público.
Como os jogos podem ser uma forma de reivindicar o espaço público e transformar a cidade em um lugar de jogo? Como a tradução e a localização de jogos são feitas para mobilizar jogadores e jogadoras em várias partes do mundo levando em consideração novos contextos culturais e, por fim, quais os desafios em torno da publicação e circulação de jogos independentes e autorais no Brasil.
27/6 - Mesa 1 - Atravessamentos lúdicos e estéticos nas narrativas em jogos
Com Beatriz Ribeiro (Blizzard) e Ernane Guimarães (REBEL).
Medição: Tainá Felix (Game e Arte)
29/6 - Mesa 2 - O jogo na cidade, a cidade no jogo
Com Sueli Regina Marcondes Motta (SP Leituras) e Maurício Borges (RPG & Cultura).
Mediação: Paulo Henrique Cavalcante (Animador Cultural no Sesc Bom Retiro)
4/7 - Mesa 3 - Tradução e localização em jogos: perspectivas culturais
Com Filipe Pereira (Aoca Game Lab) e Bianca Rozenberg (Ludóloga).
Mediação: Bárbara Iara Hugo (Gerenta Adjunta de Desenvolvimento de Produtos do Sesc São Paulo)
6/7 - Mesa 4 - Publicação e circulação de jogos independentes
Com Victor Hugo Da Pieve (Male Doll Studios) e Elisa Guimarães (Jambô Editora).
Mediação: Lucas Resende Toso (Controles Voadores)
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.
*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br
Palestrantes
![Tainá Felix](/uploads/ProfessorTable/f8b2d81d556000ef5d18d473fd77f557/7438/square.jpg)
Tainá Felix
Pós-graduada em Gestão Cultural pelo SENAC-SP e Bacharel em Teatro pelo curso de Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP. Parecerista do Ministério da Cultura para o Edital de Transmídia e Games (2018). Atualmente é sócia da empresa Game e Arte, na qual desenvolve atividades socioeducativas com games. Produtora e roteirista dos afrogames: “A Nova Califórnia”, “Amora”, “É doce” e “Ilê”.
(Foto: Acervo Pessoal)
![Bárbara Iara Hugo](/uploads/ProfessorTable/d8a7ccc449226a02f104461c63a70406/9020/square.jpg)
Bárbara Iara Hugo
Mulher preta e travesti brasiliense, mestra em Educação: Currículo pela PUC-SP (2022) e Gerente Adjunta de Desenvolvimento de Produtos no Sesc São Paulo.
(Foto: Acervo Pessoal)
![Beatriz Ribeiro](/uploads/ProfessorTable/d8a7ccc449226a02f104461c63a70406/9021/square.jpg)
Beatriz Ribeiro
Bacharel em Design de Jogos pela UAM e mestranda em Design & Tecnologia na Parsons, The New School. Atualmente trabalha como designer de quest para a nona expansão do MMORPG da Blizzard, World of Warcraft: Dragonflight. Além de ter atuado como game e UX designer em projetos independentes, foi designer de jogos e narrativa do jogo Relic Hunters Legend, um dos títulos da desenvolvedora brasileira Rogue Snail.
(Foto: Acervo Pessoal)
![Bianca Rozenberg](/uploads/ProfessorTable/d8a7ccc449226a02f104461c63a70406/9022/square.jpg)
Bianca Rozenberg
Ludóloga, professora de jogos e formadora da cultura lúdica há mais de 10 anos. Realiza assessorias, formações, cursos e oficinas para professores e crianças e é especialista em jogos do mundo e de tabuleiros abstratos e de estratégia. É mestre em educação pela UFV e pedagoga pela USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
![Elisa Guimarães](/uploads/ProfessorTable/d8a7ccc449226a02f104461c63a70406/9023/square.jpg)
Elisa Guimarães
Graduada em Relações Públicas (UFPB). Reconhecida pelo Prêmio Ludopedia como autora da aventura Relíquia do Vale do Trovão. Assina dezenas de títulos de RPG como autora, revisora, preparadora e tradutora. Revisora, preparadora de texto, tradutora, editora assistente e autora na Jambô editora. Co-criadora de Sal & Tormenta, programa na twitch e coluna que une cozinha e RPG.
(Foto: Acervo Pessoal)
![Ernane Guimarães Neto](/uploads/ProfessorTable/d8a7ccc449226a02f104461c63a70406/9024/square.jpg)
Ernane Guimarães Neto
Presidente da Rede Brasileira de Estudos Lúdicos (REBEL) e editor da Revista de Estudos Lúdicos. Doutor em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades pela Universidade de São Paulo e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, autor do livro "Narrativas e Personagens para Jogos" (com Leonardo Lima, ed. Érica, 2014).
(Foto: Acervo Pessoal)
![Filipe Pereira](/uploads/ProfessorTable/d8a7ccc449226a02f104461c63a70406/9025/square.jpg)
Filipe Pereira
Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB-BA. Possui pós-graduação em Game Design também pela UNEB-BA e graduação em História pela UCSAL-BA. CEO da Aoca Game Lab.
(Foto: Acervo Pessoal)
![Lucas Resende Toso](/uploads/ProfessorTable/d8a7ccc449226a02f104461c63a70406/9026/square.jpg)
Lucas Resende Toso
Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Editor de vídeo e animador com passagem por Omelete, The Enemy, ESPN e Cartoon Network. Atualmente é editor e social media do podcast “Desce a Letra Show”. Criador e apresentador do portal e podcast de jogos independentes brasileiros Controles Voadores.
(Foto: Acervo Pessoal)
![Mauricio Borges](/uploads/ProfessorTable/d8a7ccc449226a02f104461c63a70406/9027/square.jpg)
Mauricio Borges
Formado em Comunicação Social pela UNISA, Educador Social e Agente de Cultura. Atuante nos Serviços de Medida Socioeducativa em Meio Aberto, Analista de Polo de Ensino do Programa Guri, Fundador e Gestor de Planejamento do coletivo RPG & Cultura.
(Foto: Acervo Pesssoal)
![Paulo Henrique Cavalcante](/uploads/ProfessorTable/d8a7ccc449226a02f104461c63a70406/9028/square.jpg)
Paulo Henrique Cavalcante
Animador Cultural do Sesc São Paulo. Mestrando do programa de Mudança Social e Participação Política (EACH/USP). Especialista em Corpo: dança, teatro e performance pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Graduado em Educação Física (UNICAMP). Participou do programa "International Youth Leader Education" na Dinamarca. Ex-membro do Grupo Ginástico Unicamp – GGU e membro do grupo de pesquisa ECOAR, Estudos em Corpo e Arte na EACH-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)
![Sueli Regina Marcondes Motta](/uploads/ProfessorTable/d8a7ccc449226a02f104461c63a70406/9029/square.jpg)
Sueli Regina Marcondes Motta
Formada em Biblioteconomia (FESPSP) com curso de extensão em Qualidade de Vida no Trabalho (PUC-SP). Pós-graduada em Gestão Empresarial. Atuou em biblioteca escolar e foi responsável pela implantação de bibliotecas técnicas em conglomerados nacional e multinacional. Atualmente está na gestão pública como Superintendente de Biblioteca da SP Leituras, gerenciando dois equipamentos estaduais indicados a prêmios nacionais e internacionais: a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos.
(Foto: Acervo Pessoal)
![Victor Hugo Da Pieve](/uploads/ProfessorTable/d8a7ccc449226a02f104461c63a70406/9030/square.jpg)
Victor Hugo Da Pieve
Desenvolvedor de games adultos e fundador dos estúdios Male Doll e Hentai Room. Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Design de Interação (PUC-MG) e especialista com MBA em Comunicação e Marketing (PUC-MG). Graduado em Design de Jogos e Entretenimento Digital (UNIVALI). Já publicou mais de 30 jogos na Steam e hoje possui mais de 5 publicações nos consoles.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
27/06/2023 a 06/07/2023
Dias e Horários
Terças e Quintas, 16h às 18h.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 26/6.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Zoom