Atividades

Como as mobilizações lúdicas são uma maneira criativa e efetiva de discutir e subverter determinados processos de dominação e espaços de poder.

Curso On-Line
IV Ciclo Lugar de Jogo: mobilizações lúdicas

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Programa

A quarta edição do Lugar de Jogo vai discutir um tema multidisciplinar: as mobilizações lúdicas. Como o jogo mobiliza pessoas, contextos culturais, idiomas, pensamentos, como ele circula e interage com espaços físicos na cidade buscando tensionar as estruturas tradicionais de poder?

Os convidados e convidadas irão abordar diferentes aspectos das mobilizações lúdicas, começando pela estética na construção de narrativas nos jogos, e seguindo com reflexões acerca do jogo e sua relação com a cidade e o espaço público.

Como os jogos podem ser uma forma de reivindicar o espaço público e transformar a cidade em um lugar de jogo? Como a tradução e a localização de jogos são feitas para mobilizar jogadores e jogadoras em várias partes do mundo levando em consideração novos contextos culturais e, por fim, quais os desafios em torno da publicação e circulação de jogos independentes e autorais no Brasil.

27/6 - Mesa 1 - Atravessamentos lúdicos e estéticos nas narrativas em jogos
Com Beatriz Ribeiro (Blizzard) e Ernane Guimarães (REBEL).
Medição: Tainá Felix (Game e Arte)

29/6 - Mesa 2 - O jogo na cidade, a cidade no jogo
Com Sueli Regina Marcondes Motta (SP Leituras) e Maurício Borges (RPG & Cultura).
Mediação: Paulo Henrique Cavalcante (Animador Cultural no Sesc Bom Retiro)

4/7 - Mesa 3 - Tradução e localização em jogos: perspectivas culturais
Com Filipe Pereira (Aoca Game Lab) e Bianca Rozenberg (Ludóloga).
Mediação: Bárbara Iara Hugo (Gerenta Adjunta de Desenvolvimento de Produtos do Sesc São Paulo)

6/7 - Mesa 4 - Publicação e circulação de jogos independentes
Com Victor Hugo Da Pieve (Male Doll Studios) e Elisa Guimarães (Jambô Editora).
Mediação: Lucas Resende Toso (Controles Voadores)

Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.

Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/5 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

O pagamento dever ser feito através do cartão de crédito, e trabalhamos com as bandeiras Visa, Mastercard, Elo e Hipercard.

*Este curso será 100% on-line. Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br

Palestrantes

Tainá Felix

Tainá Felix

Pós-graduada em Gestão Cultural pelo SENAC-SP e Bacharel em Teatro pelo curso de Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP.  Parecerista do Ministério da Cultura para o Edital de Transmídia e Games (2018). Atualmente é sócia da empresa Game e Arte, na qual desenvolve atividades socioeducativas com games. Produtora e roteirista dos afrogames: “A Nova Califórnia”, “Amora”, “É doce” e “Ilê”.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bárbara Iara Hugo

Bárbara Iara Hugo

(@travanocontrole) é preta, travesti, mestra em Educação pela PUC-SP, graduada em Educação Artística pela UnB e idealizadora/transmissora do canal [youtube.com/travanocontrole], seu projeto audiovisual autoral com videogames, lives, videocasts, RPGs e outras tantas nerdices. Atualmente, é Gerenta Adjunta de Desenvolvimento de Produtos do Sesc São Paulo.
(Foto: Camila Falcão, Projeto Chama Sapatão)

Beatriz Ribeiro

Beatriz Ribeiro

Bacharel em Design de Jogos pela UAM e mestranda em Design & Tecnologia na Parsons, The New School. Atualmente trabalha como designer de quest para a nona expansão do MMORPG da Blizzard, World of Warcraft: Dragonflight. Além de ter atuado como game e UX designer em projetos independentes, foi designer de jogos e narrativa do jogo Relic Hunters Legend, um dos títulos da desenvolvedora brasileira Rogue Snail.
(Foto: Acervo Pessoal)

Bianca Rozenberg

Bianca Rozenberg

Ludóloga, professora de jogos e formadora da cultura lúdica há mais de 10 anos. Realiza assessorias, formações, cursos e oficinas para professores e crianças e é especialista em jogos do mundo e de tabuleiros abstratos e de estratégia. É mestre em educação pela UFV e pedagoga pela USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Elisa Guimarães

Elisa Guimarães

Graduada em Relações Públicas (UFPB). Reconhecida pelo Prêmio Ludopedia como autora da aventura Relíquia do Vale do Trovão. Assina dezenas de títulos de RPG como autora, revisora, preparadora e tradutora. Revisora, preparadora de texto, tradutora, editora assistente e autora na Jambô editora. Co-criadora de Sal & Tormenta, programa na twitch e coluna que une cozinha e RPG.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ernane Guimarães Neto

Ernane Guimarães Neto

Presidente da Rede Brasileira de Estudos Lúdicos (REBEL) e editor da Revista de Estudos Lúdicos. Doutor em Humanidades, Direitos e outras Legitimidades pela Universidade de São Paulo e mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, autor do livro "Narrativas e Personagens para Jogos" (com Leonardo Lima, ed. Érica, 2014).
(Foto: Acervo Pessoal)

Filipe Pereira

Filipe Pereira

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB-BA. Possui pós-graduação em Game Design também pela UNEB-BA e graduação em História pela UCSAL-BA. CEO da Aoca Game Lab.
(Foto: Acervo Pessoal)

Lucas Resende Toso

Lucas Resende Toso

Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Editor de vídeo e animador com passagem por Omelete, The Enemy, ESPN e Cartoon Network. Atualmente é editor e social media do podcast “Desce a Letra Show”. Criador e apresentador do portal e podcast de jogos independentes brasileiros Controles Voadores.
(Foto: Acervo Pessoal)

Mauricio Borges

Mauricio Borges

Formado em Comunicação Social pela UNISA, Educador Social e Agente de Cultura. Atuante nos Serviços de Medida Socioeducativa em Meio Aberto, Analista de Polo de Ensino do Programa Guri, Fundador e Gestor de Planejamento do coletivo RPG & Cultura.
(Foto: Acervo Pesssoal)

Paulo Henrique Cavalcante

Paulo Henrique Cavalcante

Animador Cultural do Sesc São Paulo. Mestrando do programa de Mudança Social e Participação Política (EACH/USP). Especialista em Corpo: dança, teatro e performance pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Graduado em Educação Física (UNICAMP). Participou do programa "International Youth Leader Education" na Dinamarca. Ex-membro do Grupo Ginástico Unicamp – GGU e membro do grupo de pesquisa ECOAR, Estudos em Corpo e Arte na EACH-USP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sueli Regina Marcondes Motta

Sueli Regina Marcondes Motta

Formada em Biblioteconomia (FESPSP) com curso de extensão em Qualidade de Vida no Trabalho (PUC-SP). Pós-graduada em Gestão Empresarial. Atuou em biblioteca escolar e foi responsável pela implantação de bibliotecas técnicas em conglomerados nacional e multinacional. Atualmente está na gestão pública como Superintendente de Biblioteca da SP Leituras, gerenciando dois equipamentos estaduais indicados a prêmios nacionais e internacionais: a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Victor Hugo Da Pieve

Victor Hugo Da Pieve

Desenvolvedor de games adultos e fundador dos estúdios Male Doll e Hentai Room.  Mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Design de Interação (PUC-MG) e especialista com MBA em Comunicação e Marketing (PUC-MG). Graduado em Design de Jogos e Entretenimento Digital (UNIVALI). Já publicou mais de 30 jogos na Steam e hoje possui mais de 5 publicações nos consoles.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

27/06/2023 a 06/07/2023

Dias e Horários

Terças e Quintas, 16h às 18h.

Curso On-line

Inscrições a partir das 14h do dia 29/5, até o dia 26/6.
Enquanto houver vagas.

Local

Plataforma Zoom

Valores

R$ 10,50 - credencial plena: trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes
R$ 17,50 - pessoa com mais de 60 anos, pessoa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante
R$ 35,00 - inteira

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