Curso On-Line
João Donato: Pedra 90
Voltar para o início

Programa
Este aulão analisa a trajetória ímpar e a obra atemporal de João Donato ao longo de quase 90 anos, dissecando sua discografia e todos os aspectos de um mestre que antecipou e transcendeu a bossa nova. Nos Estados Unidos, firmou-se nas áreas do latin-jazz (trabalhando com Tito Puente, Cal Tjader, Eddie Palmieri e Mongo Santamaria) e do jazz-funk (criando o seminal disco "A Bad Donato" no auge do psicodelismo). Após seu retorno definitivo ao Brasil, consagrou-se como um dos maiores nomes da MPB, tornando-se permanente fonte de inspiração e parceiro constante de Caetano Veloso e Gilberto Gil.
Nenhum outro artista brasileiro protagonizou um processo de redenção tão grande, passando das alcunhas "maldito" e "americanizado" para "gênio da raça". Foi endeusado não somente pelo Olimpo da MPB como pelo mundo do samba -- realizando trabalhos antológicos com Clara Nunes e Martinho da Vila -- e por artistas de gerações mais novas do pop nacional, como as de Arnaldo Antunes e Tulipa Ruiz, dois de seus colaboradores mais frequentes e recentes.
Além de ter trabalhado por décadas com João Donato (desde 1980 produzindo discos, dirigindo shows e escrevendo roteiros para especiais de TV), Arnaldo DeSouteiro foi seu amigo desde 1975. Acompanhou dezenas de sessões de gravação realizadas por Donato com Caetano Veloso, Djavan, Moraes Moreira, Alaide Costa, Marisa Monte, Nana Caymmi e Nara Leão.
Sua relação com Donato inclui ainda a direção do primeiro show do histórico disco "Quem é quem" no Rio de Janeiro, e do show de lançamento da caixa "A Mad Donato" no Blue Note cario em 2018, além de ter concebido o primeiro songbook de Donato, gravado pelo artista com a cantora Lisa Ono. Produziu também dois álbuns para o mercado japonês e o primeiro lançamento no Brasil, em 2001, do disco de estreia de João Donato nos EUA, "The New Sound of Brazil".
Obs: O participante precisa ter celular e computador e conhecer os princípios básicos para uso desses equipamentos. Após a conclusão da sua inscrição on-line na atividade e/ ou curso, você receberá por e-mail um link de acesso à Plataforma onde será realizada a atividade e/ou curso, com até 1 (um) dia de antecedência da data de início. O acesso também poderá ser realizado através do web navegador de sua preferência.
Os encontros em ambiente on-line não são gravados, não sendo disponibilizados seus registros para posterior visualização.
As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 29/4 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, através do app ou presencialmente em qualquer unidade do Sesc São Paulo. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
*Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias
**Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, faça a solicitação pelo e-mail centrodepesquisa.cpf@sescsp.org.br, justamente após a conclusão e efetivação do pagamento de sua inscrição, e com pelo menos 48 horas de antecedência do início da atividade.
O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br
(Foto: Divulgação)
Palestrantes

Arnaldo DeSouteiro
Produtor musical, jornalista, roteirista, fundador do selo Jazz Station e membro votante do Grammy. Trabalhou para as gravadoras Verve, CTI, BMG, Milestone e Sony-USA, e para as TVs Globo e Manchete. Atuou com João Donato por quatro décadas em shows, gravações e especiais de TV, tendo produzido as edições digitais de seus principais discos. Produziu também João Gilberto, Antonio Carlos Jobim, Luiz Bonfá, João Donato, Dom Um Romão, Marcos Valle, Azymuth, Ithamara Koorax, Claudio Roditi e Mario Castro-Neves, entre outros.
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
28/05/2025 a 28/05/2025
Dias e Horários
Quarta, 18h30 às 21h30.
Curso On-line
Inscrições a partir das 14h do dia 29/4, até o dia 24/5.
Enquanto houver vagas.
Local
Plataforma Zoom