Atividades

O que sabemos sobre os esportes praticados pelos povos indígenas?

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Voltar para o início Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Programa

Nascido de uma inciativa dos povos indígenas, os Jogos dos Povos Indígenas foram criados em 1996, com o objetivo de cultivar os esportes praticados pelas diversas etnias brasileiras. As edições brasileiras fomentaram a vontade de criar um evento esportivo mundial, que reunisse as etnias indígenas ao redor do mundo.

Em 2015 realizou-se a primeira edição dos Jogos Mundiais dos povos Indígenas,  reunindo delegações de 23 países diferentes, de 24 etnias, num total de 1,8 mil atletas disputando provas de arco e flecha, arremesso de arco, corrida de tora, cabo de guerra, lutas, futebol, entre outras.

O líder indígena Carlos Terena, um dos articuladores e organizadores dos Jogos, contará a experiência e discutirá sobre a importância do evento para o resgate e celebração dessas culturas tradicionais.

A mediação será feita pelo antropólogo Rodrigo Chiquetto.

*Esta programação faz parte do 3° Simpósio Internacional de Estudos sobre o Futebol: políticas, diversidades e intolerâncias, que acontece de 26 a 29 de setembro, no Museu do Futebol (Praça Charles Miller, Estádio do Pacaembu), na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP - Cidade Universitária) e no Sesc Pompeia. Para maiores informações, acessem: https://www.simposiofutebol.museudofutebol.org.br/

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Tiago Zenero)

Palestrantes

Carlos Terena

Carlos Terena

Indígena sul mato-grossense da etnia Terena, Kopenoty Chané do clã Xumoné. Foi idealizador da primeira seleção indígena de futebol na década de 70. Está a frente da organização dos Jogos dos Povos Indígenas desde 1996 e, em 2015, foi um dos responsáveis pela versão Mundial do encontro.
(Foto: Acervo Pessoal)

Rodrigo Chiquetto

Rodrigo Chiquetto

Mestre em Antropologia Social pela USP e membro do Núcleo de Antropologia Urbana (LabNAU/USP) desde 2007. Desenvolve pesquisas sobre populações indígenas em contexto urbano, ocupando-se em descrever o Peladão - maior campeonato de futebol amador do Brasil que ocorre, anualmente, em Manaus.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

28/09/2018 a 28/09/2018

Dias e Horários

Sexta, 10h30 às 12h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 04 de Setembro, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora