Atividades

Jornada da ABCA propõe debate crítico sobre as diferentes formas de existência dos espaços e instituições de arte no Brasil contemporâneo

Curso Presencial
Jornada da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte 2025

Voltar para o início Jornada da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte 2025

Programa

O congresso propõe um debate crítico sobre os diferentes modos de existência dos espaços e instituições de arte no Brasil contemporâneo em meio às tensões entre precarização, apagamento de acervos, negligência pública, por um lado, e práticas de resistência, reinvenção e cuidado coletivo, por outro.

Neste cenário, museus, centros culturais, espaços independentes, coleções públicas, acervos privados, arquivos têm enfrentado, simultaneamente, ameaças estruturais e desafios cotidianos.

Ao mesmo tempo, estes espaços também têm produzido respostas singulares que preservam e atualizam a função pública e simbólica da arte. 

Programa:
10h30 – Abertura

- Malgorzata Ka?mierczak
(Presidente - Associação Internacional de Críticos de Arte/AICA) e Lisbeth Rebollo (ex-presidente ABCA e AICA)

11h às 13h30 – Comunicações

- Quem sustenta o invisível? Espaços independentes e a batalha silenciosa nas Artes Visuais - Lilian Bado e Márcia Pimenta
(IA/Unesp)

- Albert Camus, Hilde Hein e a função pública da arte - Flávio Rocha de Deus
(UFOP/ABCA)  

- Institucionalidades nos sistemas da arte: outras narrativas - Maria Amelia Bulhões e Daniel Escobar
(UFRGS/ABCA)  

- Casa do Povo e suas bases sociais: Uma instituição cultural in(ter)dependente - Diogo de Moraes Silva
(SESC-SP)

- Parque Geminiani Momesso - José Armando Pereira da Silva
(Mestre USP/ABCA) 

- Ressonâncias do Instituto de Arte Latino-Americano em Mário Pedrosa - Ana Cecília Araújo Soares de Souza
(UFMG/ABCA)  

- A fotografia de Paulo Mittelman como memória artística do Espaço Cultural Bhering -Mirian de Carvalho
(UFRJ/ABCA) 

- Arapuca Arte e Cultura: a atuação da residência artística na Paraíba - Robson Xavier da Costa e Lucas Alves dos Santos
(PPGAV-UFPB/UFPE/ABCA) 

- Ocupações: arte como gesto político - Ines Karin Linke
(UFBA)

13h30 às 14h30 – Intervalo de almoço

14h30 às 16h30 – Comunicações 

- Escola de Belas Artes de Araraquara: origem e fim de uma academia longe dos centros - Luis Sandes
(ABCA/AICA)

- Projeto de pesquisa e inventário das coleções do espaço cultural casa das onze janelas: desafios e enfrentamentos para a sua preservação - Renata de Fátima da Costa Maués (SECULT/PA) e Rosangela Marques de Britto –
(UFPA)

- Nervo Crítico e as (im)possibilidades da crítica de arte na contemporaneidade - Bruna Fetter (UFRGS/ABCA)

- Entre a perda e o falso histórico - Elisa de Souza Martínez
(UnB/ABCA)

- Entre o apagamento e a visibilidade: a preservação desigual das pinturas de Clarice Lispector na FCRB e no IMS-Rio - Daniel Vladimir Tapia Lira de Siqueira (PPPGAV-UFRGS) 

- Contratos de risco existencial: notas sobre grandezas negativas na Economia da Cultura. Rafaela Menegoti Tasca
(Mestra UFRG)

- Arte no papel: processo de salvaguarda de obras de arte em papel do acervo da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra de Piracicaba - - Barbara Freitas e Flávia Lidiane Baiochi dos Santos
(Pinacoteca Miguel Dutra de Piracicaba)

16h30 às 17h - Intervalo

17h às 21h – Mesas-redondas

- 17h - 18h10 a) Para além das institucionalidades: novos sentidos e modos de circulação da crítica de arte. Com Ana Avelar, Daniela Labra, Luciara Ribeiro e Sylvia Werneck
(mediadora).

- 18h20 - 19h30 b) Museus em Reinvenção: sustentabilidade, gestão e políticas culturais. Com Cauê Donato, Elielton Ribeiro, Moacir dos Anjos e José Lira
(mediador). 

- 19h40 - 20h50 c) Protagonismos redesenhados: práticas autônomas e diversidade fora dos sistemas hegemônicos. Com Bruno O., Erik Tavernaro, Samantha Moreira e Flavio Rocha de Deus
(mediador).

As inscrições podem ser feitas a partir das 14h do dia 26/8 no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou através do nosso app.

Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.

Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br
A declaração será encaminhada em até 30 dias

O cancelamento poderá ser realizado com até 48 horas antes do início da atividade, por email: atendimento.cpf@sescsp.org.br

(Arte: Divulgação)

Palestrantes

Samantha Moreira

Samantha Moreira

Articuladora em projetos que promovem o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, aproximando o público das práticas artísticas e educativas, e contribuindo significativamente para o cenário cultural brasileiro. Fundou o Ateliê Aberto (Campinas/SP - 1997), Chão SLZ (São Luís/MA - 2015), e integra o JACA (MG - desde 2018). É co- curadora da 18 VERBO - Mostra de Performance Arte - que ocorre esse ano no CE, SP e MA. Atualmente também está como consultora no IMS Poços, e na implementação do Programa Educativo do Museu Vassouras - RJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Daniela Labra

Daniela Labra

Crítica de arte, educadora e curadora. Graduada em Teoria do Teatro na Uni-Rio. PhD em História e Crítica da Arte pela EBA/UFRJ. Sua tese “Legitimação internacional da Arte Brasileira, análise de um percurso: 1940-2010”, venceu o Prêmio Gilberto Velho de teses (2015). Foi crítica em O Globo (2014-2016). É colaboradora na revista seLect/Celeste (desde 2017). Curadora de mostras como Lygia Clark & Franz Erhard Walther: Action as Sculpture, Alemanha (2024); Ana Mendieta Silhueta Em Fogo, Sesc Pompéia (2023); Frestas Trienal, Sesc Sorocaba (2017). Integra a Comissão Artística do MAM São Paulo. Fundou a plataforma de estudos em Arte e Curadoria Zait. Vive entre Berlin e RJ.
(Foto: Acervo Pessoal)

Moacir dos Anjos

Moacir dos Anjos

Coordenador-geral do Museu do Homem do Nordeste, na Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Foi curador da 29ª Bienal de São Paulo (2010). Entre suas curadorias recentes incluem-se Negros na Piscina (Pinacoteca do Ceará, Fortaleza, 2022, com Fabiana Moraes), Mutirão. MCP | Movimento de Cultura Popular 1960-1964 (Fundação Joaquim Nabuco, 2024) e Arte Subdesenvolvida (CCBB, SP, BH, RJ e BSB, 2024-2025). É autor de Local/Global. Arte em Trânsito (Zahar, 2005), ArteBra Crítica (Automática/Martins Fontes, 2010), Contraditório (Cobogó, 2017) e Ataque à Indiferença (Cobogó, 2025).
(Foto: Fabiana Moraes)

Luciara Ribeiro

Luciara Ribeiro

Educadora, pesquisadora e curadora. É mestre em História da Arte pela Universidade de Salamanca (USAL, Espanha, 2018) e pelo Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, Brasil, 2019). É graduada em História da Arte pela UNIFESP (2014) e possui curso técnico em museologia pela Escola Técnica Estadual de São Paulo (ETEC/SP, 2015). É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA). É colaboradora da Revista Contemporary And América Latina, da plataforma virtual Projeto Afro e da Humboldt Magazine. É docente no Departamento de Artes Visuais do Centro Universitário Armando Alvares Penteado.
(Foto: Jeferson Santos)

Bruno O.

Bruno O.

Educador e artista visual. Doutor em Artes Visuais (UFMG), mestre em Estudos Latino-Americanos (UNILA), especialista em Artes Contemporâneas (UEMG) e graduado em Computação (FUMEC). Atua no JAMAC (SP) e no Acervo Bajubá. Integra o grupo MALOCA (UNILA), com pesquisas sobre visualidades, arquitetura e cidades latino-americanas.
(Foto: Acervo Pessoal)

Ana Avelar

Ana Avelar

Professora, crítica e curadora. Especialista em arte abstrata, realizou exposições no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH), Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), Museu Nacional da República - Brasília, Sesc-SP, entre outros. Integra júris de prêmios nacionais e internacionais artísticos e acadêmicos.
(Foto: Acervo Pessoal)

Sylvia Werneck

Sylvia Werneck

Crítica de arte, curadora, professora e pesquisadora de arte contemporânea da América Latina. Membro das Associações Brasileira e Internacional de Críticos de Arte (ABCA e AICA), correspondente da Revista ArtNexus, colunista da babEL, co-fundadora e diretora artística do espaçotempo (Itu) e curadora do Lux Espaço de Arte (São Paulo). É mestre em Estética e História da Arte (PGEHA-USP) e doutora em Comunicação e Cultura (Prolam-USP). Atua como curadora desde 2008, em instituições como MAC-USP, Mariantonia e Oswald de Andrade (SP), Espaço José Lins do Rego (João Pessoa), Caixa Cultural (Brasília), Pinacoteca de SBC, espaços independentes e galerias. Ministra cursos livres, mentorias e residências, e é parecerista. Autora de “De dentro para fora – a memória do local no mundo global” (Ed. Zouk, 2011, Prêmio Publicações sobre Arte da Bienal de São Paulo) e “Pensamentos sobre arte” (Alter Edições, 2023, ProAC 2021).
(Foto: Helena Marc)

Caue Donato

Caue Donato

Gestor cultural, museólogo e educador. Graduado em Museologia (UFOP/2015), com pós-graduação em Educação Patrimonial (UNIMES/2021) e Docência no Ensino Superior (Focus/2023). Atua com foco em Museologia Social, educação museal e gestão de acervos. Foi coordenador de museologia no Museu Catavento (2021–2024) e professor na Etec Parque da Juventude (2022–2024). Atualmente, é chefe da Coordenação do Sistema Estadual de Museus COSEM/SEEC-PR.
(Foto: Acervo Pessoal)

Elielton Ribeiro

Elielton Ribeiro

Bacharel em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e mestrando em Museologia pela Universidade de São Paulo (USP), com pesquisas sobre o médico e crítico de arte Osório César, o Museu de Arte Osório César (MAOC) e a produção artística no Complexo Hospitalar do Juquery. É autor do livro “Lorenzo Cerrato em uma conversa sobre desenho e cor”, pelo Selo Autoria Compartilhada do JAMAC - Jardim Miriam Arte Clube, sobre o artista-paciente do Juquery e foi curador das exposições “Nailton: Artista e Cidade” (2022) e “Brasil Imaginário” (2024), no MAOC.
(Foto: Gabriel Rodrigues)

Erik Tavernaro

Erik Tavernaro

Gestor cultural e diretor de projetos do espaçotempo - incubadora de arte e cultura, localizado em Itu/SP. É pós-graduado em Gestão Cultural (SENAC), cursou Cinema e Vídeo (FAP/Unespar) e graduou-se em História (Unesp). Em 2015 fundou a Perigeu Conteúdos Culturais, produtora dedicada à captação de recursos, escrita e produção executiva de projetos culturais, onde atua como consultor de espaços culturais independentes, produtores e artistas. Ministra cursos de produção cultural, desenvolvimento e gestão de projetos e linguagens artísticas, como história do cinema e roteiro de documentário.
(Foto: Acervo Pessoal)

Flavio Rocha de Deus

Flavio Rocha de Deus

Filósofo, professor e crítico de arte. Mestre em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia e doutorando em Estética e Filosofia da Arte pela Universidade Federal de Ouro Preto. Professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado da Bahia na Chapada Diamantina (Lençóis) e membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Entre 2024 e 2025, atuou como parecerista do Ministério da Cultura na análise de projetos de Humanidades para a Lei Rouanet.
(Foto: Acervo Pessoal)

José Lira

José Lira

Professor titular da FAU-USP. Foi Diretor do Centro Maria Antonia da USP e atualmente dirige o MAC-USP. Suas pesquisas se concentram nas áreas de história, historiografia e crítica de arquitetura e urbanismo, com ênfase nas relações entre discurso disciplinar e prática profissional, condições da produção especializada e campo cultural e do pensamento social no Brasil. Consultor ad-hoc do CNPq e FAPESP, editor da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, da Anpur, editou a Revista CPC, e membro do conselho editorial das revistas Risco (IAU-USP) e Redobra (UFBA). Autor de "O visível e o invisível na arquitetura brasileira" (DBA, 2017) e "Warchavchik: fraturas da vanguarda" (Cosac & Naify, 2011).
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

10/09/2025 a 10/09/2025

Dias e Horários

Quarta, 10h30 às 21h30.

Curso Presencial

Inscrições a partir das 14h do dia 26/8, até o dia 10/9.
Enquanto houver vagas.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis

Inscreva-se agora