Atividades

Qual o futuro da mobilidade urbana?

Contextos
Jornadas CEBRAP: Mobilidade Urbana: conhecimento e prática

Voltar para o início Jornadas CEBRAP: Mobilidade Urbana: conhecimento e prática

Programa

O desenvolvimento das cidades pautado no uso do automóvel culminou em um desenho urbano pouco eficiente em termos de mobilidade para a maioria da população das metrópoles e insustentável em termos ambientais. Extensos congestionamentos e acidentes de trânsito resultam em problemas de saúde para a população e perdas econômicas importantes para os municípios.

Da mesma forma, os transportes lotados e a falta de manutenção de calçadas e passeios públicos podem levar a uma piora na qualidade de vida da população.

Os governos de grandes núcleos urbanos têm investido, cada vez mais, em políticas de transporte para melhorar a mobilidade dos indivíduos.

Nos últimos anos, sistemas de média e alta capacidade como BRT, VLT, metrôs e trens, foram implantados e ampliados em diversas metrópoles do país e do mundo no intuito de reduzir o tempo de viagem e, ao mesmo tempo, deixá-la mais confortável.

Serviços como bicicletas compartilhadas, patinetes e monociclos elétricos têm surgido, em especial, nas regiões centrais dessas metrópoles, com o intuito de suprir a demanda de viagens ou trechos de viagens que são mais curtos.

O futuro promete trazer a mobilidade elétrica e autônoma ao mesmo tempo em que a mobilidade ativa está cada vez mais em pauta no debate público.

Este discussão busca aprofundar o debate e contribuir para a construção de uma agenda de pesquisa que se debruce sobre esse novo panorama de mobilidade que está se formando.

Este encontro faz parte de uma série de seis debates, pensando em uma agenda de pesquisa para o futuro, e que marcam os 50 anos do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - CEBRAP.

Com Eduardo A. Vasconcellos e Hannah Arcuschin Machado.
Mediação: Victor Callil.

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Arte: Divulgação CEBRAP)

Palestrantes

Eduardo A. Vasconcellos

Eduardo A. Vasconcellos

Engenheiro civil e sociólogo, trabalha na área de políticas de transporte e mobilidade. Tem mestrado, doutorado e pós-doutorado no tema. Atuou na área de trânsito em São Paulo e em consultoria para órgãos públicos e privados. Dirige o Instituto Movimento e é assessor técnico da ANTP.
(Foto: Acervo Pessoal)

Hannah Arcuschin Machado

Hannah Arcuschin Machado

Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV e Arquiteta e Urbanista pela FAU-USP. Atualmente coordena a área de Desenho Urbano e Mobilidade da Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito em SP, integra diretoria do IAB-SP. Foi assessora do gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de SP (2013-2015).
(Foto: Bloomberg Road Safety SP)

Victor Callil

Victor Callil

Mestre em sociologia pela USP e pós-graduado em pesquisa de marketing, mídia e opinião pública pela FESP-SP. É pesquisador do CEBRAP desde 2009, onde participa de projetos sobre desenvolvimento, políticas públicas e mobilidade urbana.
(Foto: Acervo Pessoal)

Data

19/09/2019 a 19/09/2019

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 27 de agosto, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis