Jornadas CEBRAP: Práticas Culturais e Cidades
Voltar para o inícioPrograma
A evolução dos estudos sobre cultura das últimas décadas aponta que a questão do acesso não pode ser reduzida à dimensão da fruição cultural, ainda que seja urgente diminuir a desigualdade no consumo das formas culturais mais legitimadas.
A possibilidade de participar da produção de manifestações culturais, bem como de exercer a vivência de diferentes identidades culturais, são dimensões complementares e fundamentais da cidadania cultural.
Os ambientes urbanos são contextos em que a produção, a fruição e a vivência da cultura revelam-se em processos sociais complexos. Uma produção cultural intensa em circuitos específicos reflete a diversidade do próprio tecido social da cidade - ou as cidades dentro da grande cidade.
As práticas de fruição reverberam questões mais amplas, como a desigualdade nos níveis educacionais e nas possibilidades de deslocamento no território urbano.
As práticas de produção cultural e artística, por sua vez, expressam pontos de vistas de quem experimenta a cidade, e as próprias cadeias de produção, de lugares bem diferentes, mais centrais ou mais periféricos.
Neste debate, apresentam-se reflexões sobre as práticas culturais no ambiente urbano, abordando questões como fruição e produção de manifestações e expressões culturais. Este encontro faz parte de uma série de seis debates, pensando em uma agenda de pesquisa para o futuro, e que marcam os 50 anos do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - CEBRAP.
Com Isaura Botelho e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira.
Mediação: Ricardo Teperman.
As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.
Se você necessita de recursos de acessibilidade, como tradução em Libras, audiodescrição, entre outros, solicite por e-mail ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade. centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600
(Arte: Divulgação CEBRAP)
Palestrantes
Maria Carolina Vasconcelos Oliveira
Realizadora cênica, professora e pesquisadora. É doutora em sociologia da cultura pela FFLCH/USP e pós-doutoranda do IA/Unesp. É pesquisadora associada ao Cebrap, integrando a Câmara de Pesquisadores desde 2015 e tendo coordenado o Projeto Fortalecendo Redes Culturais, financiado pelo FIDC da UNESCO.
(Foto: Fernando Sciarra)
Ricardo Teperman
Doutor em Antropologia pela USP, editor na Companhia das Letras e autor do livro Se liga no som - As transformações do rap no Brasil (ClaroEnigma, 2015).
(Foto: Acervo Pessoal)
Data
22/08/2019 a 22/08/2019
Dias e Horários
Quinta, 19h30 às 21h30.
As inscrições podem ser feitas a partir de 25 de julho, às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.