Atividades

Juventudes em Foco

Jornadas de Jovens na Descoberta da São Paulo Negra

Voltar para o início Jornadas de Jovens na Descoberta da São Paulo Negra

Programa

A despeito da força empregada para expulsar negras e negros do centro capital paulista, aqui eles permaneceram e trilharam intensas trajetórias que até hoje estão grafadas na São Paulo pouco revelada.

Em seu Guia dos Itinerários da Experiência Negra, o Coletivo Crônicas Urbanas desvenda alguns pontos da cidade que abrigaram vivências. São associações religiosas, redações de jornais da imprensa negra e outros lugares de encontro, onde a presença negra resistiu e organizou sua luta.

A cidade, que ora comemora 464 anos, não deve ser apenas lembrada pelos Bandeirantes, ou pelos seus bairros tradicionalmente conhecidos pela imigração europeia. Quando se dá relevância para a presença negra na São Paulo pós-abolição, evidencia-se que bairros como Bixiga, Barra Funda, Sé e tantos outros, também foram palcos de ações negras que contribuíram para a formação da cidade que conhecemos hoje.

Fez parte da jornada do projeto colocar o trabalho historiográfico em contato com a experiência de jovens negros da periferia da zona oeste, convidando-os a imprimir a sua marca na história por meio de uma produção cultural.

Neste encontro, a experiência do projeto será contada a luz de relatos de duas jovens negras que vivenciaram este passeio no passado e construíram novos sentidos à sua relação com a cidade e suas periferias. 

As inscrições pela internet podem ser realizadas até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição.

Condições especiais de atendimento, como tradução em libras, devem ser informadas por email ou telefone, com até 48 horas de antecedência do início da atividade.
centrodepesquisaeformacao@sescsp.org.br / 11 3254-5600

(Foto: Coletivo Crônicas Urbanas)

Palestrantes

Denise Rodrigues

Denise Rodrigues

Formada em Turismo e Hospitalidade pela FATEC-SP, Especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo CELACC/USP e mestranda em Turismo pela EACH/USP. É pesquisadora em planejamento turístico e turismo cultural co enfoque à causa afro e participação negra na cultura brasileira.
(Foto: Simone Adami)

Fernanda Zanelli

Fernanda Zanelli

Graduada em Comunicação Social, especialista em Globalização e Cultura e em Gestão de Políticas Culturais. Mestranda em Ciência da Informação (ECA/USP). Autora do Novos Fluxos: Trajetória juvenis nas periferias da cidade e do Guia Itinerários da Experiência Negra (pelo coletivo Crônicas Urbanas).
(Foto: Camille Garzon)

Isabela dos Santos Costa Alves

Isabela dos Santos Costa Alves

Estudante de Letras na Universidade de São Paulo. Artista independente e fotógrafa. Idealizadora do Coletivo Quilombo XXIII, do Projeto Pretos USP. Youtuber sobre artes e organizadora de eventos e festivais.
(Foto: Georgia Niara)

Data

12/04/2018 a 12/04/2018

Dias e Horários

Quinta, 19h30 às 21h30.

As inscrições podem ser feitas a partir de 22 de março às 14h, aqui no site do Centro de Pesquisa e Formação ou nas Unidades do Sesc em São Paulo.

Local

Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar
Bela Vista - São Paulo.

Valores

Grátis